Entre ver e ser visto

A+ a-
postado em 23/06/2017
A coreógrafa Clarissa Sacchelli apresenta Boas Garotas na 1ª Temporada de Dança Videobrasil

“Necessidade de vida.” É assim que a coreógrafa Clarissa Sacchelli descreve a pesquisa que resultou em Boas Garotas, performance que será apresentada nos dias 6, 8 e 15 de julho no Galpão VB.

O trabalho inaugura a 1ª Temporada de Dança Videobrasil, projeto em parceria com a VERBO, mostra de performance arte realizada pela Galeria Vermelho. Tendo como mote a imersão de um artista no Acervo da Associação Cultural Videobrasil (que reúne mais de 4 mil obras em vídeo, registros de performances, filmes de artistas e publicações), a 1ª Temporada de Dança Videobrasil propõe a criação de um trabalho inédito, com formato interdisciplinar, que aproxime a dança das artes visuais.

Nesta primeira edição, Clarissa Sachelli foi selecionada pelos curadores Carolina Mendonça, diretora de teatro e coreógrafa radicada na Alemanha, e Marcos Gallon, diretor artístico da VERBO, que realçam como traço de sua trajetória “uma adensada compreensão acerca do corpo e sua relação com as diferentes linguagens artísticas que integram atualmente o léxico da dança contemporânea”.

Segundo Sacchelli, Boas Garotas aponta para interesses recorrentes em sua trajetória, como a relação entre obra e público e a concepção da coreografia como “um ensaio contínuo que está sempre a produzir arquivo e herança”. Com essas premissas, ela compôs um trabalho que investiga as relações entre vídeo e performance, entre público e trabalho artístico, explorando o erotismo como modo de questionar e excitar as relações também entre ver e ser visto.

Durante três meses de pesquisa no Acervo Videobrasil e ensaios no Galpão VB (sede da Associação desde 2015), a coreógrafa selecionou dez obras (veja a lista completa no final deste artigo) que serviram como referência conceitual, mas também como material de trabalho para mixagens e reencenações.

Além das performances, a artista faz dois encontros com o público, no Galpão VB. No dia 10 de julho, às 15h, ministra um laboratório teórico-prático de dança, e no dia 15 de julho, encerramento da VERBO e da 1a Temporada de Dança, após a última apresentação de Boas Garotas, conversa sobre seu trabalho em um debate com a participação da curadora Carolina Mendonça, do pesquisador coordenador do Videobrasil, Ruy Luduvice, e da crítica de dança Isabelle Danto, produtora cultural do Centro Georges Pompidou, na França.

Parceria entre Videobrasil e VERBO

A 1ª Temporada de Dança Videobrasil é realizada em parceria com a VERBO, mostra de performance arte feita pela Galeria Vermelho. Em sua 13ª edição, a mostra acontecerá de 11 a 15 de julho e terá, pela primeira vez, uma programação especial no Galpão VB, no dia 15.

A programação da VERBO 2017 inclui ainda um programa de vídeos com curadoria de Thereza Farkas, coordenadora da Temporada de Dança, que participou da seleção de projetos da VERBO 2017. O programa consiste em cinco obras do Acervo Videobrasil que dialogam diretamente com os trabalhos apresentados na mostra de performance arte e será apresentado na Sala Antonio, da Vermelho.

Confira abaixo os detalhes da programação.

Programação completa da 1ª Temporada de Dança Videobrasil | Galpão VB

6 julho (qui), 20h
8 julho (sáb), 20h

15 julho (sáb), 18h30
Apresentação de Boas Garotas, de Clarissa Sacchelli.

10 julho (seg), 15h-18h
Laboratório teórico-prático de dança
Clarissa Sacchelli e Carolina Callegaro compartilham o processo de criação do trabalho Boas Garotas. Público-alvo: interessados em dança, performance e artes do corpo. Número máximo de participantes: 25 pessoas. Inscrição: enviar nome, e-mail e ocupação para cursos@videobrasil.org.br com o assunto “Laboratório teórico-prático de dança”.

15 julho (sáb), 20h
Conversa com Clarissa Sacchelli
Participação de Carolina Mendonça, Ruy Luduvice e Isabelle Danto

Lista de obras do Acervo Videobrasil selecionadas por Clarissa Sacchelli como referência para Boas Garotas

Jerk Off 2 – Projeto Dízima Periódica
2007, 1’47” | Alice Miceli (Brasil, 1980)

Rapture (Silent Anthem)
2009, 10’17” | Angelica Mesiti (Austrália, 1976)

Homenagem a George Segal
1985, 3’32” | Lenora de Barros (Brasil, 1953) e Walter Silveira (Brasil, 1955)

Escenarios II
2014, 15’ | Maya Watanabe (Peru, 1983)

Female Sensibility
1973, 13’08” | Lynda Benglis (EUA, 1941)

La Profesora
1993, 9’04” | Gérman Bobe (Chile, 1963)

The Ogre
2003, 1’19” | Ip Yuk-Yiu (Hong Kong, 1974)

Samba #2
2014, 3’04” | Chameckilerner (Brasil, Duo formado em 1992)

Deep Pressure
1984, 3’28” | Alicia Nogueira (Brasil, 1960)

Talk about body
2013, 3’49” | Hui Tao (China, 1987)