Migração e território

A+ a-
postado em 04/09/2017
Veja lista de obras da quarta sessão de Relações transatlânticas

O quarto encontro da série Relações transatlânticas: momentos públicos da pesquisa do curador Bruno Z’Graggen no Acervo Videobrasil acontece dia 5 de setembro, terça-feira, às 20h, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Após a exibição dos filmes, a dupla de artistas Dias & Riedweg conversará com Z’Graggen e o público.

O projeto Relações transatlânticas é uma parceria do Videobrasil com a Fundação Suíça para a Cultura Pro Helvetia, dentro do programa de intercâmbio Pro Helvetia na América do Sul 2017–2020, que visa a promover o intercâmbio cultural e iniciar parcerias entre a Suíça e os países da América do Sul.

Confirme presença no evento do Facebook!

Confira abaixo a relação completa dos vídeos que serão exibidos.

 

Tomo (Bakary Diallo, 2012) (imagem)
O significado literal da palavra Bambara – um território que a guerra deixou deserto e devastado – inspira esta história. Através dos olhos de uma personagem perturbada, que parece lutar para respirar, vemos um vilarejo abandonado que foi tomado pelas almas daqueles que um dia ali viveram. Representados como fantasmas e figuras flamejantes, continuam a desempenhar suas atividades diárias, como se agarrados à realidade. A obra trata da violência simbólica da guerra e do modo como destrói a mente e a alma dos que são tocados por ela.

Excuse me, while I disappear (Michael MacGarry, 2014)
A obra se debruça sobre Kilamba Kiaxi, empreendimento urbanístico em Luanda, e sobre a jornada de trabalho de um jovem, para assinalar o impacto do fluxo internacional de capitais no mercado global. O surreal desfecho do filme parece sublinhar a inadequação de Kilamba Kiaxi como projeto imobiliário – oferecendo apartamentos a um preço impossível para a grande maioria da população de Angola – e, ao mesmo tempo, refletir sobre as absurdas condições de trabalho do sistema neoliberal contemporâneo.

Sem terra (César Meneghetti, Elisabetta Pandimiglio, 2001)
Uma vida marcada por um evento fora do comum: nascer no meio do mar. A história de um homem que passou a vida inteira procurando uma terra e uma mulher às quais pertencer.

Juksa (Dias & Riedweg, 2006)
Prêmio Aquisição - Estado da Arte - 16º Videobrasil Os três últimos habitantes de uma pequena ilha no Pólo Norte contam sobre 33 anos de suas vidas. Reflexões universais sobre o tempo e o envelhecimento, embaladas por uma música de Henry Purcell cantada ao vivo, numa íntima sessão.