Ficha técnica complementar

assistente de direção - Marcela Daud

estagiária - Bertile FJ.

câmera - Thiago Venco

seleção de elenco - Angélica Gianetti e Flávia Cocoza

musa - Juliana Piason

monitor 1 - Carla Trevizanni

monitor 2 -  Carolina Mendonça

monitor 3 - Iris Junges

monitor 4 - Ligia Marina de Almeida

figurino - Maria Eduarda Moraes

produção do Videobrasil - Jô Lacerda e Marcos Farinha

edição - Heróis 2003: Rogério Alves

imprensa - Carlos Bico

agradecimento especial - Aguilar

agradecimentos - Solange Farkas, Carlos Nader, Carlos Rennó e Victor Lema Riqué

Texto de apresentação 2003

Onde Estão os Heróis?

herói . [Do gr. héros, héroos, pelo lat. *heroe.] S. m. 1. Homem extraordinário por seus feitos guerreiros, seu valor ou sua magnanimidade. 2. P. ext. Pessoa que por qualquer motivo é centro de atenções. 3. Protagonista de uma obra literária. 4. Mit. Semideus (2). [Fem.: heroína.]

“Homenagem peripatética ao herói Waly Salomão”, a performance é uma excursão guiada por referências à obra poética e musical de Salomão e ao vídeo “Heróis da Decadên(s)ia”, do próprio Tadeu Jungle, artista multimídia, diretor de videoclipes e filmes publicitários e expoente da primeira geração de videomakers brasileiros. Conduzida por personagens midiáticos caracterizados (as monitoras, o câmera-palhaço, o fotógrafo, o líder da excursão), a performance leva um grupo de visitantes para passear por ambientes variados do SESC Pompeia, antiga fábrica remodelada pela arquiteta Lina Bo Bardi onde acontece o Videobrasil, ao som de poemas e músicas de Salomão, com paradas para experiências diversas e para a exibição de “Heróis”, que venceu o Grande Prêmio do 5º Videobrasil, em 1987.

A obra que a performance revisita nasceu, de acordo com Jungle, da procura de respostas, na década de 1980. “O sentimento de que algo vital estava em falta era grande. Um rumo. Respostas. E mais do que tudo, perguntas. Ali, na pós-ditadura, no meio do silêncio, da ‘década perdida’. Sem pose. Sem bússola. Acreditando. Catando os cacos. Das mãos de Waly, Leminski. Glauber, Chacrinha. Wesley, Zé Celso. Oswald, Oiticica. Piva, Augusto. Cacos colados. Fragmentos ajuntados. Pound, Vertov. Cenas editadas. Frases poesia. Música fazendo trilha. Gil, Caetano. Doors, Beatles. Ultraje, Satie. Olhando pra vida como um filme. Sem heróis. (...) Tropecei. E deu no vídeo ‘Heróis da Decadensia’ (sic). Vamos revê-lo quase 20 anos depois. Hoje, numa homenagem a Waly Salomão. Aquele que era sozinho, um bando. Uma turma de heróis.”

Na excursão performática, que começa na entrada do SESC Pompeia, Jungle conduz um grupo de pessoas por espaços onde acontecem surpresas, encontros inusitados e experiências sensoriais e criativas. Em uma das paradas, os participantes desenham sobre uma imagem de Waly projetada do teto sobre uma tela em branco. Na trilha sonora que caminha com a excursão, sons do vídeo se misturam a ruídos pré-gravados e a músicas de Salomão.

ASSOCIAÇÃO CULTURAL VIDEOBRASIL, "Deslocamentos - 14º Festival Internacional de Arte Eletrônica Videobrasil": de 22 de setembro de 2003 a 19 de outubro de 2003, p. 192 e 193, São Paulo, SP, 2003.