Os curadores convidados da 19ª edição do Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil | Panoramas do Sul, Bernardo José de Souza, Bitu Cassundé, João Laia e Júlia Rebouças nos guiam pela exposição de obras selecionadas apresentando os trabalhos e os conceitos curatoriais que os orientaram e relacionando os diversos temas abordados nas obras.

Solange Farkas, curadora-geral do Festival, apresenta a mostra que é composta por obras selecionadas dentre um universo de cerca de 2500 inscritos em edital convocado publicamente e dirigido a artistas provenientes do Sul global.

Júlia Rebouças comenta as obras de Vera Chaves Barcellos, Luciana Magno, Iosu Aramburu, Paulo Nimer PJota, Carlos Mélo, Beto Shwafaty, Rodrigo Cass e Clara Ianni, e nos mostra como trabalham a tradição modernista no contexto latino-americano, reinscrevendo-a a partir de suas fraturas legadas. Os trabalhos de Maya Watanabe, Taus Makhacheva, Débora Bolsoni, Pablo Lobato, Louise Botkay, Daniel Jacoby, Tiécoura N’Daou, Paulo Nazareth, Rafael RG, Andres Bedoya, Marinos Koutsomichalis, Maria Varela, Afroditi Psarra, Monica Rodriguez, Pilar Mata Dupont e a performance de Rodolpho Parigi, são comentados por Bernardo de Souza sob a ótica da impossibilidade de definição de imagens de futuro e da posição em perspectiva de narrativas hegemônicas a partir de questionamentos oriundos do contexto do Sul global. Bitu Cassundé comenta o entrecruzamento entre corpo, sexualidade e política nos trabalhos de Chameckilerner, Felipe Bittencourt, Solon Ribeiro, Roy Dib, Hui Tao, Maria Kramar, Waléria Américo e Armando Queiróz. A ideia de história como sobreposição de diferentes tempos, passado, presente e futuro, e a ausência do humano são exploradas por João Laia em seu comentário sobre as obras de Enrique Ramirez, Runo Lagomarsino, Bianca Baldi, Mihai Grecu, Aline X, Gustavo Jardim, Daniel Monroy Cuevas, João Castilho, Michael MacGerry e Haroon Gunn-Salie. Os curadores apresentam também as obras de Ali Cherri, Tatiana Fuentes Sadowski, Kush Badhwar, Viktorija Rybakova, Ana Vaz, Chulayarnnon Siriphol, Distruktur e Leticia Ramos, integrantes dos Programas de filmes, assim como a obra sonora de Daniel Frota.