As passagens entre o documentário e o vídeo experimental, assim como as reapropriações dos clichês cinematográficos, são algumas das características da instigante obra de Wagner Morales que apresentamos neste segundo FF>>Dossier.

Com sua obra, Morales desenha percursos que se desdobram em séries de vídeos que buscam articulações através de aproximações temáticas e referências comuns.

Esse procedimento gerou a série Não Há Ninguém Aqui, a de 2000/2001 e a atual, que dialoga com os gêneros cinematográficos nos vídeos Ficção Científica (2003), e Filme de Horror (2003) e Cassino, filme de estrada (2003). Nestas séries a repetição de procedimentos gera unidade entre as obras, criando um universo particular identificável. Podemos perceber esses diálogos na publicação do falso anúncio de jornal no primeiro vídeo da série Não Há Ninguém Aqui, ou na exposição do próprio artista ao dirigir seu carro ao som de displicentes recados gravados em sua secretária eletrônica, no segundo vídeo da série. Morales, que mudava seu nome no anúncio e se escondia atrás da identidade de um certo “Pedro”, aparece, ele próprio, no segundo vídeo, dirigindo seu carro e ouvindo os recados da secretária eletrônica. São recursos narrativos e estruturais em obras que tentam se estabelecer no limite entre ficção e documentário, real e imaginário.

Esses percursos também aparecem nos documentários que freqüentemente estabelecem relações temáticas entre si e buscam, de maneiras distintas, refletir sobre universos que podem se aproximar.

Nessas aproximações sutis, Morales aborda, em alguns de seus documentários, a realidade de pessoas que estabelecem uma relação-limite com o próprio corpo e o espaço ao redor. Seja o corpo exposto ao risco, no caso do boxe amador em Na Lona (2002), ou as relações entre o corpo e os sentidos, como em Olhos Opacos (1998).

Com a obra de Morales damos prosseguimento à publicação mensal do FF>>Dossier, um espaço aberto que abriga a produção de artistas emergentes e estabelece o diálogo entre os membros da comunidade artística nacional e internacional.

Saiba mais sobre este artista no acervo