Biografia comentada Eduardo de Jesus, 11/2004

Arriola estudou na Escola Nacional de Pintura, Escultura e Gravação La Esmeralda, do Centro Nacional de las Artes, na Cidade do México.

Em 1998 iniciou a produção de vídeos com a realização de Narvarte, vídeo que mostra uma visão bastante peculiar da Cidade do México. Logo em seguida produziu Paseo catódico (1999), uma reflexão sobre os modos de captação do movimento e do tempo no vídeo. O vídeo de Arriola recebeu, neste mesmo ano, os prêmios de melhor edição e de segundo lugar na categoria vídeo experimental no Festival de Video e Artes Eletrônicas Vid@rte. Foi exibido também nos festivais Vidéoformes (Clermont-Ferrand, França) e Interférences (Belfort, França).

Ainda neste mesmo ano recebeu bolsa para jovens realizadores do Fundo Nacional para a Cultura e as Artes (CONACULTA-FONCA 2000-2001), com a qual realizou o vídeo Malgré-tout (2001).

Entre 2000 e 2001 expôs Props (utilerías), sua primeira videoinstalação, na exposição coletiva Actos de Fe, imágenes transfiguradas, no Laboratorio Arte Alameda, na Cidade do México. Em 2001 realizou o vídeo King, exibido no festival Interférences (Belfort, França) e no 13º Festival Internacional de Arte Eletrônica Videobrasil (São Paulo, Brasil). No mesmo ano realizou sua primeira exposição individual, no Museu Universitário de Arte Contemporânea da Universidad Nacional Autónoma de México, na Cidade do México, na qual mostrou a videoinstalação Juego diferido.

Em 2002 seus vídeos foram exibidos em uma retrospectiva na Casa das Culturas do Mundo, em Berlim, em programa coordenado por Mike Kwella. No mesmo ano seu vídeo Still life foi selecionado para a 10ª Bienal Nacional de Fotografía organizada pelo Centro de la Imagen, na Cidade do México. Ainda em 2002 realizou o documentário Mona Hatoum, sobre a artista libanesa e sua estada durante exposição no Laboratorio Arte Alameda, na Cidade do México.

No ano seguinte trabalhou com Ivan Edeza em videoprojeções cênicas para o espetáculo A conquista do México, de Wofgang Rhim, apresentado no Teatro Juárez, em Guanajuato, e no Palácio das Belas-Artes, na Cidade do México. Para a realização deste projeto, Arriola esteve em residência artística no ZKM, em Karlsruhe, Alemanha. No mesmo ano realizou sua primeira curadoria para a 1ª Bienal Nacional de Arte Universitária pela Escola de Artes da Universidad Nacional Autónoma de México. Em 2003 realizou o vídeo Carmen, exibido em 2004 no Fórum de Arte Contemporânea Latino-Americana da Universidad Nacional Autónoma de México.

Realizou em 2004 o vídeo Escribe en mí e um documentário sobre os painéis do artista Pablo O'Higgins, para comporem exposição do pintor no Museo Antiguo Colegio de San Ildefonso, na Cidade do México.