A mostra é o resultado de uma pesquisa envolvendo a programação de televisão dos últimos anos. Nesta pesquisa foram selecionados aqueles programas cujas propostas trouxeram alguma novidade do ponto de vista de linguagem televisiva. Não é certamente uma mostra completa, que não tenha lacunas. Mas, sem dúvida, inclui programas que tornaram-se marcos e referências importantes dentro da televisão por cumprirem com fidelidade os objetivos inovadores a que se propuseram.

Envolvidos nestes programas estão os diretores, produtores, roteiristas e apresentadores que se empenharam por uma nova filosofia de TV, mesmo que absorvida pelas emissoras comerciais e pelo grande público. Aliás, este é um dos grandes méritos desses programas: fazerem parte da programação oficial das TVs, da disputa do Ibope e, apesar disso, conseguirem com novas ideias conquistas seu espaço próprio e, principalmente, seu público. 

Afinal, quem não se lembra do pioneiríssimo Mocidade Independente, do debochado Fábrica do Som, do imaginativo Armação Ilimitada e das novelas e especiais do diretor Jorge Fernando?

Obras