Curadoria convidada |

Uma mostra de produções artísticas em CD-ROM, reunidas pelos Institutos ZKM e Goethe, com curadoria de Hermann Nöring.

Essa mostra reúne oito dos mais eloqüentes produtores de arte multímidia da Europa, com o objetivo de dar exemplos consistentes das possibilidades oferecidas pela enorme gama de recursos desse novo meio de expressão artística. Algumas das principais características da hipermedia digital são a não-linearidade, a interatividade e a possibilidade de combinações, as quais, juntas, apresentam um grande potencial de revolucionar tanto os aspectos estéticos da arte como os relacionados ao seu consumo.

É nesse suporte que se descortina um novo universo de situações no qual predomina a possibilidade de incorporar a reação do espectador/usuário no conceito artístico da obra. Dessa forma, segundo a definição de Nöring, "um produto artístico torna-se completamente aberto aos seus usuários, propiciando uma espécie de diálogo aberto e sem-fim ou, em outras palavras, tornando o usuário o co-atuor da manifestação artística".

Uma vez por ano, desde 1994, o instituto ZKM oferece a três produtores a oportunidade de desenolver novos projetos em CD-ROM, como artistas residentes. A mostra reunida por Nöring é uma seleção desse programa na qual são apresentados o trabalho de seis produtores. O primeiro deles, Eye You, é um grupo de criadores independentes que vem se juntando para produzir pequenos projetos interativos. Desde o começo de 1995, um time de designer gráficos, programadores e editores de som se declaram comprometidos em produzir "os mais satisfatórios jogos usando um mínimo de memória do disco rígido", como se definem. Entre todas as suas produções, três serão apresentadas no festival: Male Trip Sound, Soundpostcards from Berlin e Dagtolyse.

Também está presente na Mostra dois trabalhos da dupla de criadores Marina Grzinié e Aina Smid: Troubles with Sex e Theory & History. Já Ottos Mops, uma espécie de jogo que incita o usuário a fazer descobertas, é uma criação de KP Ludwig John e Bertram Quosdorf. Em Continue, o artista Dieter Kiessling propõe uma obra conceitual minimalista na qual o processo interativo pode ser sempre recomeçado. O Medieninstitut Berlim também participa da Mostra através do trabalho Building in Light, no qual encontra-se um extensivo catálogo multimedia com textos, citações e informações biográficas a respeito do Bruno Taut’s Glasshouse, um pavilhão da indústria de vidro, construído em 1914 — e até hoje citado como um clássico da arquitetura moderna, introduzindo novas soluções de construção de vidro e concreto.

Em Pool Processing, de Heiko Idensen, quatrocentos media artists, membros do European Media Art Festival, são convocados para participar do projeto, numa espécie de work in progress proposto pelo autor. Já o CD-ROM Venetian Deer produzidos pelo grupo de artistas veteranos Die Veteranem (Stock, Hausen & Walkmann) propõe ao usuário cumprir um número de tarefas simples através das quais navega por uma espécie de labirinto onde pode combinar trechos de músicas com poemas fonéticos. E, finalmente, Trance Machine, de Anja Wiese, é um trabalho que consiste num jogo de combinação de palavras que permite ao navagante formar suas próprias frases — reflexões de um personagem fictício a respeito de si mesmo.

Artistas

Obras