No 16o Videobrasil, o projeto Low Pressure (Revezamento 3x1), de Eder Santos, ganha uma versão inédita, especialmente concebida para esta edição do Festival. A instalação, inicialmente pensada para os ambientes controlados das galerias e museu, assume em São Paulo caráter de obra pública. A projeção, sobre três painéis de LEDs, de cinco metros quadrados cada, ocupa cerca de dez metros de largura por dois metros de altura, na fachada lateral do SESC Avenida Paulista, à vista das milhares de pessoas que circulam diariamente pela emblemática avenida. A imagem mostra um homem mergulhando e nadando ininterruptamente sob a água, como se aprisionado em gigantescos aquários. Em confronto direto com um espaço urbano marcado pela velocidade, o racionalismo e o desejo de eficiência, a obra se converte num elogio ao hedonismo em pleno lugar de trabalho e do uso produtivo de energia humana. Contudo, este momento de prazer íntimo, sedutor e liberador vem investido de forças no sentido contrário, representadas tanto pelo aprisionamento do corpo nos tanques de água como pela repetição exaustiva de seus movimentos – em mais um dos paradoxos contemporâneos instituídos pelas imagens de Eder Santos.

“Há um aquário cheio de água. Há dentro do aquário um homem que nada. Há no homem que nada cada homem que há. Em cada homem que há, há um devir-peixe, e há pouco de um homem, há muito de muitos dos homens, de muitos que passam, e que não são o mesmo, porque mesmo aquele que nada não é o mesmo. E mesmo a água em que ele nada não é a mesma. Ele passa de cá pra lá como se fosse o mesmo, passa ele, passa o rio. E a função do aquário é ser-rio para cortar o homem que perdeu há muito um eu e dispersou-se em ser-peixe e ser um ator-peixe que não é um, mas é todos e qualquer um dos peixes ou dos uns.

(No aquário passa um rio, mo aquário nada um peixe, mas um peixe que não é peixe, um peixe que é gente, um peixe que não é gente, um peixe que é um ator, um ator que não é um, que é muitos, que não é ele mesmo.)"

Artistas

Obras