Dos deslocamentos e geografias em movimento esboçadas por Marie Ange Bordas, editora do Caderno Sesc_Videobrasil 09, às visões da África contemporânea e a “ética do passante” sugeridas pelo pensador camaronês Achille Mbembe, a programação do quinto foco, O Sul Em Perspectiva, é voltada aos fluxos e subjetividades cartográficas que apontam para um mundo contemporâneo em redesenho.

 

Geografias em movimento
5.12, 20h — Sesc Pompeia / Galpão

Inspirado em Rosi Braidotti, para quem “a identidade do sujeito nômade é um mapa de onde ele já esteve”, o Caderno Sesc_Videobrasil 09: Geografias em movimento retoma o projeto Deslocamentos, da artista Marie Ange Bordas. No encontro, a editora e três colaboradores da publicação discutem conceitos como territorialização e cartografia afetiva.


Links relacionados:

- relato crítico
- album de fotos


Sobre os participantes:

Achille M’bembe (Otélé, Camarões, 1957) Filósofo e cientista político. Suas ideias sobre poder, violência e subjetividade contribuíram para reformatar o pensamento acadêmico contemporâneo pós-colonialista. É autor de livros como On the Postcolony (2001) e Necropolítica (2011).

Ana Paula do Val (São Paulo, Brasil, 1976) Arquiteta, especialista em cultura e comunicação. Pesquisa intervenções artísticas no espaço urbano, cartografias afetivas, gravura, mapeamentos socioculturais e políticas culturais.

Marie Ange Bordas (Porto Alegre, Brasil, 1970) Artista, pesquisadora e educadora, tem criado projetos artísticos colaborativos envolvendo comunidades deslocadas e/ou afetadas por conflitos na África e no Brasil.

Rogério Haesbaert (São Pedro do Sul-RS, Brasil, 1958) é doutor em geografia humana pela USP. Publicou livros como O mito da desterritorialização: do ‘fim dos territórios’ à multiterritorialidade (2004).