Isaac Julien no SESCTV

A+ a-
postado em 16/10/2012
Nova série do programa Videobrasil na TV reúne filmes-chave do artista

Como parte da mostra Isaac Julien: Geopoéticas, o SESCTV apresenta, a partir de 22.10, produções fundamentais para compreender a arte do britânico. A série destaca a premiada filmografia produzida entre 1983 e 2008, e oferece uma consistente amostra do modo como Isaac Julien compreende a profunda relação entre o registro histórico e a ficção.

O cinema de Julien nasce de seu engajamento com questões culturais e estéticas levantadas a partir dos movimentos gay e negro, na Inglaterra da década de 1980, pela conquista de territórios políticos e expressivos. A partir dos anos 90, aperfeiçoa uma linguagem que se apoia na fusão ritmada de elementos do documentário, da narrativa ficcional, das artes visuais, da poesia, da música e da coreografia.

Em depoimentos exclusivos aos programas, Isaac Julien comenta os filmes e destaca questões centrais de cada um. A programação apresenta sete episódios que abordam as temáticas que norteiam o trabalho do artista, assim como seu experimentalismo no manejo da linguagem cinematográfica, que reverberam na produção de suas obras instaladas.

No primeiro episódio, exibido em 22.10, Passagens: caixa preta-cubo branco, uma produção exclusiva SESCTV, é traçado um histórico da produção do artista, do tempo em que integrava coletivos de cinema independente londrinos à turnê internacional de Ten Thousand Waves.

Territórios e identidades, segundo episódio da série (29.10), trata da construção de identidades em meio às questões de pertencimento territorial, focando a relação entre grupos sociais e suas manifestações. Integram o episódio os trabalhos Who killed Colin Roach? (1983) e Territories (1984).

Isaac traça, em Looking for Langston (1989), paralelos entre um clube clandestino dos anos 20 e um clube londrino dos anos 80, a partir de uma interpretação lírica e poética da vida de Lansgton Hughes, poeta, ícone cultural gay e negro. O trabalho constitui o episódio exibido no dia 5.11, Poéticas do gênero.

Poéticas na sexualidade (12.11) apresenta duas obras que discutem o embate entre desejo e cultura. Temas como rituais de machismo, misoginia, homofobia, fantasias sexuais são elementos presentes em The darker side of black (1994) e The attendant (1993).

Os dois episódios seguintes da série são dois documentários: sob o tema O pensamento de Fanon (19.11) é exibido o longa Franz Fanon, Black Skin, White Mask, trabalho nascido da missão de devolver ao discurso acadêmico e artístico a originalidade do pensamento de Franz Fanon (1925-1961), escritor anticolonialista martinicano.

Memórias contemporâneas, o sexto programa da série (26.11), é um documentário-homenagem ao multiartista e ativista gay Derek Jarman (1942-1994). O filme é centrado em uma entrevista feita à sombra de sua morte iminente ao lado da melancólica e divertida Carta a um anjo, escrita por sua amiga e colaboradora, Tilda Swinton.

A série é encerrada por Mar de telas (3.12), outra produção SESCTV, que tem a obra Ten Thousand Waves (2010) como tema e traz depoimentos de Isaac Julien, com imagens da montagem da exposição e da instalação.

Para saber mais clique aqui

Veja acima episódios da série na íntegra.