Residências Videobrasil em Contexto têm inicio

A+ a-
postado em 26/10/2012
Whitechapel apresenta pesquisas de Mahmoud Khaled e Claudio Bueno

O artista egípcio Mahmoud Khaled e o brasileiro Claudio Bueno estão na fase de pesquisas para suas obras comissionadas pelo Prêmio Videobrasil em Contexto. Eles foram os selecionados pelo projeto, realizado em parceria com a Casa Tomada (São Paulo) e Delfina Foundation (Londres). Pela proposta geral, eles devem fazer uma pesquisa imersiva no Acervo Videobrasil para produzir obras inéditas. Durante três meses de residência artística, realizada em São Paulo e em Londres, eles desenvolvem projetos que lidam com a coleção construída ao longo de três décadas.

Com uma produção fortemente baseada na utilização de novos meio tecnológicos, principalmente dispositivos que permitem interferência remota por parte do público, Claudio Bueno está criando Dispositivos relacionais. O trabalho envolve um objeto artístico e um texto, que articulam como obra e como discurso questões que deram ensejo à proposta vencedora desta primeira edição do Prêmio.

Apesar do nome, Dispositivos relacionais curiosamente trata do modo como o real contato entre as pessoas, neste presente de superconectividade, é, de alguma forma, precário ou mesmo impossível. “Estou propondo uma roupa, uma vestimenta que repele o toque entre as pessoas para evidenciar essa aproximação pela negação, num momento em que parecemos estar todos muito conectados – mas, no fundo, ainda em dúvida se realmente acontece um real contato”, explica o artista.

No trabalho do outro artista ganhador do Prêmio, o egípcio Mahmoud Khaled, o ambiente circunstante, principalmente a cidade, é usualmente um elemento decisivo. Por isso, o artista tem se dedicado desde as últimas cerca de quatro semanas a conhecer a cidade de São Paulo, de modo a colocar em diálogo poético provocações retiradas do Acervo Videobrasil e a cidade como fator gerador de identidades, comportamentos e, de certa forma, natureza.

A arquitetura e a história da arte também terão papel importante: “o projeto é uma espécie de diálogo com a arquitetura, e é também sobre assuntos romantizados  na história da pintura - temas como humanidade, solidaridade e isolamento, no contexto de uma mega cidade como São Paulo”, diz Khaled. O fator humano também é central para a proposta que lida, ainda, com o papel social do indivíduo, inclusive com um certo olhar para a posição do artista na sociedade.

Em novembro, incia-se a fase londrina das residências. No dia 8, às 19h, a dupla fará uma apresentação pública na Whitechapel Gallery, para expor e debater os itens do Acervo Videobrasil sobre os quais se debruçaram, ao lado das questões que seus projetos abordam. Após apresentação de Aaron Cezar, diretor da Delfina Foundation, haverá uma projeção de trabalhos selecionados pelos artistas, seguida de falas dos mesmos e culminando na participação do público com perguntas.

Saiba mais no site da Delfina Foundation.

Veja acima vídeo com relatos dos dois artistas.