• 
	Godfried Donkor, Currency of Ntoma (2012) | still de video

    Godfried Donkor, Currency of Ntoma (2012) | still de video

  • 
	Wendelien van Oldenborgh, La Javanaise (2012) | imagem da produção da obra por Bárbara Wagner

    Wendelien van Oldenborgh, La Javanaise (2012) | imagem da produção da obra por Bárbara Wagner

Tecido icônico na Raw Material

A+ a-
postado em 02/04/2013
Com exibição de trabalhos comissionados em Dakar

A Raw Material Company anuncia a exposição Hollandaise: a journey into an iconic fabric. A mostra contém trabalhos recém comissionados por Godfried Donkor, Abdoulaye Konate, Wendelien van Oldenborgh, Willem de Rooij e Billie Zangewa. O projeto é resultado de uma colaboração curatorial entre o Stedelijk Museum Bureau Amsterdam (SMBA) e a Raw Material Company, em ocasião do Project 1975.

Tecidos desempenharam um importante papel na descolonização do conhecimento. Tecidos contam histórias, histórias familiares, histórias comerciais, de trabalho, de criatividade, de habilidades. O pano de fundo para esta exposição é a duradoura relação comercial entre África e os Países Baixos. O título se refere às estampas coloridas exportadas dos Países Baixos à Africa, normalmente conhecidas na África Ocidental como Hollandaise ou Dutch Wax.

Cinco artistas de técnicas e experiências diversas foram incumbidos de produzir novos trabalhos que interpretassem as relações comerciais e as estéticas culturais encrustadas na história do tecido utilizado. A mostra apresenta um vídeo exibido em dois canais, The Currency of Ntoma, de Godfried Donkor. O vídeo retrata a história da tradição de coletar impressões de cera por mulheres ganenses. Sem título, o novo trabalho de dois por sete metros desenvolvido em tapeçaria por Abdoulaye Konate, descreve um momento de celebração em meio à guerra e às tensões políticas. La Javanaise é um desafiador estudo cinematográfico em dois canais sobre o intento colonizador holandês, realizado por Wendelien van Oldenborgh. Blue to Black, de Willem de Rooij, é uma crítica silenciosa à categorização racial, traduzida em um tecido especialmente projetado e manufaturado. Com Angelina Rising, tapeçaria em seda de Billie Zangewa, a artista subverte a noção de liberdade e libertação com uma das mais populares peças da Vlisco.

A Raw Material Company é um centro sem fins lucrativos de arte, conhecimento e sociedade. É uma iniciativa em desenvolvimento no campo da produção de exposições, residências criativas, compartilhamento de conhecimento, e a conservação e produção de teoria e crítica. Sua missão é fomentar a apreciação e o crescimento da criatividade artística e intelectual na África. A RMC também integra a Rede Videobrasil de Residências.

Saiba mais detalhes no site da RMC.

Fonte: E-flux