Open calls internacionais

A+ a-
postado em 11/04/2013
Oportunidades para artistas, curadores e pesquisadores

A Arts Collaboratory convoca instituições focadas em práticas artísticas colaborativas e inovação social. A partir de financiamentos das fundações holandesas Hivos e DOEN, serão aceitas propostas de organizações sediadas na África, Ásia e América Latina até 15.4. Saiba mais no site do programa.

O Museu Nacional de Arte Contemporânea, em Seul, Coréia do Sul, promove um programa internacional de pesquisa para profissionais da área museológica, incluindo curadores, críticos de arte, educadores, etc. Com inscrições até 15.4, o programa busca consolidar uma rede entre profissionais de museus, permeando Ásia, África, Leste Europeu e America do Sul. Mais informações no site do museu.

O programa Exuberant Politics da Universidade de Iowa (EUA) convoca artistas atuantes em cinema/vídeo para apresentar um projeto de 70 a 90 minutos propondo respostas "exuberantes" às questões políticas e históricas da contemporaneidade. O projeto, cujo prazo de inscrição é 21.4, exige a apresentação de uma proposta escrita. Acesse este link para se candidatar.

Até 21.4, o Hangar (Barcelona) recebe projetos de pesquisa artística de caráter colaborativo e interdisciplinar, dando a oportunidade de artistas convidarem profissionais de outras áreas para sua conclusão.  Serão aceitos projetos artísticos, teóricos ou de pesquisa aplicada, incluindo processos colaborativos com áreas afins, como estudos culturais e pesquisa científica/tecnológica. Mais informações no site do Hangar.

O Facade Video Festival, premiação sediada em Plovdiv, Bulgaria, recebe trabalhos no âmbito da videoarte. Os trabalhos vencedores, avaliados por um júri, serão premiados com uma residência artística no Art Today Lab. Saiba mais no site do festival.

De 12 a 18 de agosto será realizado o 7º Seminário de Verão para Curadores de Arte, no Instituto de Arte Contemporânea de Erevan, Armênia. Até 30.4, uma comissão selecionará os participantes, que investigarão intersecções nas múltiplas possibilidades da curadoria contemporânea. Mais informações  na página do instituto.

O Delhi Photo Festival, que ocorrerá entre 27.9 a 11.10, está selecionando trabalhos para serem exibidos na edição deste ano do evento. Serão avaliados trabalhos de fotógrafos e curadores, considerando exposições de fotografia impressa, exposições digitais, instalações fotográficas, filmes e trabalhos multimídia. Serão aceitas propostas até 20.04. Leia mais no site do festival.

Situada em Barbados, The Fresh Milk Art Platform Inc. é uma organização caribenha sem fins lucrativos de caráter multidisciplinar. Seu programa de residências abrange uma grande variedade de produções artísticas, dentre elas as artes visuais, cinema, literatura/crítica, etc., a serem desenvolvidas no período de 1 a 3 meses em um ambiente rural. Mais informações no website da Fresh Milk.

Organizado pela Asia Art Archive, em colaboração com o Hong Kong Arts Centre, o simpósio Sites of Construction: Exhibitions and the making of recent art history in Asia visa explorar o papel que desempenham as exposições no desenvolvimento da história da arte e pedagogia, assim como a aceitação da arte contemporânea na Ásia. O prazo de inscrições se estende até 3 de maio. Clique aqui para mais informações.