• 
	Akram Zaatari, On Photography, People and Modern Times (2010)

    Akram Zaatari, On Photography, People and Modern Times (2010)

Akram Zaatari no MoMA

A+ a-
postado em 13/05/2013
O artista libanês participa de projeto curatorial com duas videoinstalações inéditas nos Estados Unidos

O artista libanês Akram Zaatari, selecionado pela mostra competitiva Panoramas do Sul do 18º Festival Internacional de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, exibe dois de seus mais recentes trabalhos no MoMA (Nova York) como parte da Elaine Dannheisser Projects Series, já em sua centésima edição.

Dance to the End of Love (2011) é um estudo sobre o YouTube como espaço público, analisando como os povos árabes se imaginam através de seus próprios enquadramentos. Composta de material em baixa-resolução livremente disponível na internet, a instalação agrupa sequências filmadas em aparelhos celulares procedentes de países como Egito, Iêmen, Líbia, Arábia Saudita e Omã, unidas tematicamente em um vídeo de 4 canais.

Em On Photography, People and Modern Times (2011), o artista reúne fotografias resgatadas nos primórdios da Arab Image Foundation, cofundada por Zaatari. A AIF visa coletar, preservar e estudar registros fotográficos do Oriente Médio, Norte da África e diásporas árabes, abrigando um acervo de mais de 600.000 ítens compilados desde 1997. Em sua instalação no MoMA, o artista questiona seu próprio trabalho na Fundação: imagens íntimas são dispostas anacronicamente enquanto títulos de acervo; em seguida se exibe uma entrevista com o fotógrafo armênio-egípcio Van Leo, relutante ao tentar ser convencido por Zaatari a doar três imagens suas à AIF.


Sobre o projeto

Desde 1971, a Elaine Dannheisser Projects Series se afirma no MoMA como um canal de exibição de artistas emergentes, simultaneamente exercitando a prática curatorial da equipe junior de curadores da casa. Batizada em 2006 em homenagem a uma grande colecionadora que legou quase toda sua coleção ao MoMA, a série faz um recorte do que há de mais inovador e experimental na cena contemporânea internacional, trazendo à luz obras que não se encaixam na programação normal do museu.


Sobre o artista

Akram Zaatari participou de inúmeras edições do Festival Videobrasil. Dentre suas participações, destacou-se como vencedor do grande prêmio da mostra competitiva Panoramas do Sul na 17ª edição do festival.

Graduado em arquitetura pela American University of Beirut, Líbano, e mestre em media studies pela New School for Social Research, em Nova York, EUA, explorou as possibilidades documentais do vídeo antes de fazer dele seu meio de expressão. Aprofundou sua pesquisa em fotografia e colecionismo como prática artística na Arab Image Foundation, Beirute, da qual é cofundador. Expôs em instituições como Centre Georges Pompidou (Paris, França), Grey Art Gallery (Nova York, EUA), Kunstverein München (Munique, Alemanha) e MUSAC (León, Espanha), na Trienal de Turim (Itália), e nas bienais de Veneza (Itália), Sydney (Austrália) e São Paulo.

Saiba mais sobre este artista no acervo.


Serviço

The Elaine Dannheisser Projects Series 100: Akram Zaatari
de 11.5 a 23.9.2013
Curadoria: Ana Janevski, Eva Respini, Katerina Stathopoulou
MoMA - The Museum of Modern Art
11 West 53 Street, Nova York, NY 10019
Projects Gallery, segundo andar
http://www.moma.org