Videobrasil na TV estreia programas baseados na mostra Panoramas do Sul

A+ a-
postado em 11/12/2013
Programação de dezembro explora temas como espaço, memória e meios de comunicação, em diálogo com a mostra competitiva do 18º Festival

A 18ª edição do Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil apresenta, a partir do dia 16/12, três programas da série Videobrasil na TV (exibidos no Sesc TV), baseados na mostra Panoramas do Sul da atual edição do Festival. A série estreou em 18/11, tendo exibido quatro programas até então com foco nos 30 anos do Videobrasil.

No dia 16/12, será exibido o programa “Panoramas do Sul: natureza e espaço, reconfigurações do olhar”, que aborda as diferentes formas como artistas articulam a ideia de espaço, explorando temas como a natureza, o espaço urbano, a arquitetura, a mobilidade e os vínculos de pertencimento.

O programa traz entrevistas com alguns dos ganhadores da Mostra Panoramas do Sul, como Bakary Diallo, do Mali, que ganhou uma residência artística em Salvador, pela obra Tomo; Caetano Dias, agraciado com uma menção honrosa por Rabeca; e Sherman Ong, da Malásia, que também recebeu uma menção honrosa, por Motherland.

No dia 23/12, o programa “Panoramas do Sul: memória, identidade e política” trata de obras que exploram a relação entre memória, identidade, sexualidade e a tensão entre local e global. O programa conta com a participação dos artistas ganhadores dos prêmios de residências artísticas, como Nurit Sharett, de Israel, que dirigiu o filme The sun glows over the mountains e ganhou o prêmio da China Art Foundation para a Red Gate Gallery, na China; Ali Cherri, do Líbano, que ganhou o prêmio Res Artis para residência no A-I-R Laboraty, na Polônia, por Pipe Dreams; e a brasileira Virgínia de Medeiros, ganhadora do prêmio ICCo para o Residency Unlimited, em Nova York, pela obra Sérgio e Simone.

Encerrando a programação, no dia 30/12, o SescTV exibe o programa “Panoramas do Sul: imaginários contemporâneos”.  O último programa da série mostra artistas que têm como estratégia a apropriação e ressignificação de elementos midiáticos, repensando nossos processos de subjetivação a partir do diálogo com a comunicação de massa e as redes sociais. Entre os artistas que participam do programa estão o argentino Federico Lamas, que apresenta a sua obra Censorship universal language; a israelense Orit Ben-Shitrit, que dirigiu o filme Vive le capital (2012); o brasileiro Michel Zózimo, que expõe a obra Atração dos sólidos, da série Fluxorama (2012/2013); e Ezra Wube, da Etiópia, que apresenta Wenzu (2011).


Videobrasil na TV

A série estreou no dia 18/11 com o programa “Produção independente: televisão e abertura política”, sobre as questões que motivaram o surgimento do Festival, como a necessidade de dar vazão para as primeiras produções independentes em vídeo, o fim da ditadura militar e a abertura política. O segundo programa, “Vídeo: linguagens, tecnologias e novas possibilidades”, tratou do panorama da cena de vídeo no Brasil nos anos 1980. O programa “Internacionalização: as visões do Sul” (2/12) explorou o processo de internacionalização do Festival e a escolha do Sul geopolítico como eixo estruturador e “Circuitos expandidos” (9/12) detalha a abertura do Festival a diferentes linguagens e suportes, rompendo as fronteiras e estreitando relações entre o vídeo, o cinema e as artes visuais.


Onde assistir

Os programas são exibidos às 23 horas. O Sesc TV pode ser sintonizado no canal 3 (SKY); canal 137 (NET) e canal 129 (Oi TV).

No Canal VB é possível assistir aos programas anteriores e, a partir de cada quinta-feira, à edição da semana.