Destaques da arte contemporânea em livros na SP-Arte

A+ a-
postado em 31/03/2014
William Kentridge, Joseph Beuys, Isaac Julien, Olafur Eliasson, Akram Zaatari, Rafael França... Videobrasil apresenta grandes nomes da arte contemporânea nacional e internacional em publicações produzidas em parceria com Edições Sesc SP, na mais importante feira de arte do hemisfério Sul

Referência internacional no  fomento, difusão e mapeamento da arte contemporânea, o Videobrasil - que comemorou recentemente três décadas do Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, realizado em parceria com o Sesc São Paulo - é também destaque na produção de publicações sobre cultura e arte contemporânea. Em parceria com as Edições Sesc SP, o Videobrasil lançou o livro sobre Joseph BeuysA Revolução Somos Nós – que venceu o segundo prêmio do Jabuti na categoria Artes, em 2011; produziu os únicos livros em língua portuguesa sobre a obra de Isaac Julien e de Olafur Eliasson; foi o primeiro a publicar ensaios e textos de artistas como Akram Zaatari e Walid Raad, sobre a arte contemporânea do Oriente Médio; e quando o William Kentridge esteve pela primeira vez no Brasil, a convite da instituição, fez nascer com sua visita o primeiro número da série Videobrasil Coleção de Autores - VCA, com o filme Certas Dúvidas de William Kentridge. Pioneiro na difusão e reflexão sobre performances no país, produziu ainda os VCAs de Chelpa Ferro, Coco Fusco e um catálogo especial sobre esta linguagem, com ensaios e entrevistas de artistas referência na área, como Marina Abramovic.

Vários artistas nacionais - tanto os mais reconhecidos, quanto outros que despontam atualmente no mercado, também foram foco das publicações da parceria entre as Edições Sesc SP e o Videobrasil - como Maurício Dias e Walter Riedweg, Erika Verzutti, Rafael França, Angela Detanico e Rafael Lain. Mas esta é apenas uma pequena amostra de nomes da arte do Brasil e do mundo cujas obras, poéticas, conceitos e processos são temas de depoimentos, ensaios, textos e reflexões - seja dos próprios artistas, quanto de curadores e pesquisadores de relevância no universo das artes, como Lisette Lagnado, Moacir dos Anjos, José Augusto Ribeiro, Fernando Oliva e Marcelo Rezende.

Agora, de 03 a 06 de abril de 2014, essas publicações voltadas à arte contemporânea serão apresentadas ao público pelo Videobrasil em parceria com Edições Sesc na maior feira do gênero, a SP-Arte, dividindo espaço com as publicações de duas instituições de arte do Estado: a Pinacoteca do Estado de São Paulo e o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo – MAC/USP, no único estande do gênero, em toda a feira.


Mais sobre as publicações

Quem visitar a Feira vai poder adquirir exemplares das nove edições do Caderno Sesc_Videobrasil (coleção anual que reúne propostas experimentais de curadoria em ambiente impresso); dos Livros que ampliam conteúdos de exposições correalizadas pelo Videobrasil e pelo Sesc São Paulo (como Joseph Beuys – A Revolução Somos Nós; Seu Corpo da Obra: Olafur Eliasson; e Isaac Julien: Geopoéticas), dos Catálogos do Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil; dos filmes de artistas da série VCA - Videobrasil Coleção de Autores; e o primeiro número da coleção Ensaios VB, “Literatura expandida - arquivo e citação na obra de Dominique Gonzalez-Foerster”, de Ana Pato. Todos eles, à venda também na loja virtual do Sesc São Paulo (http://www.sescsp.org.br/loja).

Essas publicações constituem uma importante contribuição para a reflexão crítica, aprofundando conteúdos da programação do Videobrasil e promovendo debates multidisciplinares que exploram temas da arte e da cultura da atualidade, a partir de diferentes recortes e abordagens. Para mais informações, acesse nossa página de publicações.


Mais sobre o Videobrasil

A Associação Cultural Videobrasil dedica-se ao fomento, difusão e mapeamento da arte contemporânea, bem como à formação de público e ao intercâmbio entre artistas, curadores e pesquisadores. Independente e comprometida com o papel questionador da arte, tem se voltado, com crescente ênfase, para ações públicas e de ativação de seu Acervo - uma representativa coleção de vídeo e performance do Sul geopolítico global. Neste sentido, destina especial atenção à produção de América Latina, Caribe, África, Oriente Médio, Leste Europeu, Sul e Sudeste asiático e Oceania, promovendo e articulando uma rede de cooperação internacional.

O Videobrasil realiza ainda exposições internacionais, mostras itinerantes, publicações sobre arte contemporânea e cultura, programas públicos, produtos audiovisuais e programas de residência artística, além de um festival internacional de periodicidade bienal, em parceria com o Sesc São Paulo, correalizador do evento desde 1992.

Ao mesmo tempo em que promove e dá visibilidade à produção de países e de artistas fora do eixo hegemônico da Europa e América do Norte, o Videobrasil também foi responsável por trazer ao país, junto com o Sesc São Paulo, nomes de peso da arte internacional, ampliando o acesso do público local a obras de artistas essenciais para a arte contemporânea. Neste sentido, já produziu exposições de Akram Zaatari, Bill Viola, Gary Hill, Marina Abramovic, Walid Raad, Joseph Beyus, Sophie Calle, Isaac Julien e Olafur Eliasson, entre outros.

Em 2013, o Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil completou três décadas atuando nas lacunas do universo da arte e no estímulo à experimentação artística: quando a videoarte surgia na cena brasileira, criou o primeiro festival voltado à modalidade e facilitou sua consolidação. Mais tarde, abriu-se à arte eletrônica e, depois, incluiu também a performance e práticas mistas. Desde 2011, passou a abranger todas as linguagens artísticas contemporâneas.


Mais sobre as Edições Sesc SP

Educar, comunicar, dialogar, desafiar. Essas ações têm definido o trabalho desenvolvido pelo Sesc, caracterizado pela integração de ideias, o convívio com as diferenças, a promoção da reflexão, a valorização da identidade e da diversidade cultural. Pautado pelo conceito de educação permanente, o Sesc promove as relações entre as pessoas e diferentes manifestações artístico-culturais, que, neste caso, concretizam-se pela publicação de livros em áreas diversas do conhecimento, com ênfase em artes e ciências humanas. Além disso, vivemos uma situação ímpar, pois, no Sesc, a programação artístico-cultural é uma das principais fontes de geração de conteúdos para a editora.

Com um catálogo eclético, voltado à preservação e à difusão de trabalhos diferenciados, que buscam contribuir para a reflexão sobre os múltiplos aspectos da contemporaneidade, a editora confirma sua vocação fundamentalmente humanista. Soma-se a isso o reconhecimento alcançado por alguns projetos no âmbito do público e da crítica.

Desta forma, as Edições Sesc SP contribuem para a democratização da cultura, missão abraçada pela instituição ao longo de sua existência.


SERVIÇO:

VIDEOBRASIL EM PARCERIA COM EDIÇÕES SESC NO NÚCLEO EDITORIAL DA SP-ARTE 2014
Abertura: 02 de abril, quarta, 11h.
Visitação pública: de 03 a 06 de abril (de quinta a sábado: das 13h às 21h, domingo:  das 11h às 19h
SP-ARTE (Pavilhão Ciccillo Matarazzo - Pavilhão da Bienal, Parque Ibirapuera, Portão 03 – São Paulo (SP)
Entrada R$40 e R$20 (meia)