• Domingo, de Karim Aïnouz

    Domingo, de Karim Aïnouz

  • Domingo, de Karim Aïnouz

    Domingo, de Karim Aïnouz

  • Domingo, de Karim Aïnouz

    Domingo, de Karim Aïnouz

Entre o cinema e as artes visuais: Domingo, de Karim Aïnouz, tem estreia no Festival do Rio 2014

A+ a-
postado em 30/09/2014
Novo filme da série Videobrasil Coleção de Autores, Domingo, de Karim Aïnouz, é um curta-metragem autoral e poético sobre a obra do artista dinamarquês Olafur Eliasson. O filme tem lançamento nacional em outubro, com estreias no Rio de Janeiro, São Paulo e Ceará

No próximo dia 04 de outubro (sábado), às 17h30, no Instituto Moreira Salles (Rio de Janeiro, Brasil) acontece o lançamento de Domingo, novo filme de Karim Aïnouz, cineasta cearense, diretor de filmes como Praia do Futuro, O Céu de Suely e Madame Satã. Domingo é um curta-metragem que reflete, por meio de um registro artístico e poético, sobre possíveis relações entre as obras do artista visual dinamarquês Olafur Eliasson e os espaços públicos da cidade de São Paulo, explorando as experiências sensoriais que o encontro entre eles podem suscitar. A première acontece dentro da programação oficial do Festival do Rio 2014, um dos mais aclamados eventos de cinema da América Latina. Karim Aïnouz, presidente do júri do Festival deste ano, estará presente na exibição. Domingo é o sétimo título da série Videobrasil Coleção de Autores, produzida pela Associação Cultural Videobrasil em parceria com o Sesc São Paulo, que comissionaram ainda o primeiro longa-metragem de Eder Santos, Deserto Azul, cuja estreia mundial também acontece no Festival do Rio, na Mostra Première Brasil. O filme de Eder Santos foi exibido em sessão especial para convidados em novembro de 2013 no 18º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil. 

O encontro entre Karim Aïnouz e Olafur Eliasson se deu em 2011, no período em que o artista dinamarquês realizou sua primeira mostra individual no Brasil. A exposição Seu Corpo da Obra aconteceu paralelamente à 17ª edição do Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, ocupando a Pinacoteca do Estado de São Paulo, o Sesc Pompeia, o Sesc Belenzinho e espaços púbicos da cidade. A mostra reuniu obras importantes como Waterfall (1998) e Take your time (2008), além de projetos inéditos concebidos especialmente para São Paulo, como Your Empathic City (2011), criado em colaboração pelos dois artistas. Nessa obra comissionada pelo Videobrasil, Olafur sobrepôs luzes coloridas sobre imagens captadas por Karim do Minhocão de São Paulo (importante viaduto do centro da cidade), criando filtros e texturas na videoinstalação exibida no Galpão do Sesc Pompeia.

Para Karim, “o caminho [do projeto] foi a afinidade, as possíveis associações de conceitos. Apesar de o filme se tratar também de uma organização deste encontro e das minhas experiências sobre o trabalho do Olafur, era importante manter presentes as nossas duas vozes”. O curta-metragem vai além do mero registro videográfico por sua liberdade de interpretação, pela criação de novas imagens, texturas, cores, e pela sugestão de novos sentidos na relação entre a obra de Eliasson, a cidade de São Paulo e sua população.

Domingo será exibido dentro da programação da Mostra Itinerários Únicos do Festival do Rio, na qual artistas contemporâneos de vários estilos e suportes, personalidades políticas e outros nomes que se destacaram em suas diversas áreas de atuação são os protagonistas dos filmes exibidos. Além do lançamento no Instituto Moreira Salles, Domingo será exibido no dia seguinte, 05 de outubro (domingo), no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio, às 16h, e no Museu de Arte do Rio (MAR), no dia 08 de outubro (quarta), às 19h, seguido de conversa com o diretor.

No dia 11 de outubro, às 19h, acontece a pré-estreia de Domingo em Fortaleza (Ceará), terra natal de Karim Aïnouz, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A exibição vai contar com a presença de Karim Aïnouz e da fundadora e diretora do Videobrasil, Solange Farkas. No dia seguinte (12.10), Domingo passa a ser exibido em uma sala especial do Museu de Arte Contemporânea do Ceará, no 1º piso do Centro Dragão do Mar, até o dia 09 de novembro.

No final do mês de outrubro, Domingo chega à cidade onde ele foi produzido, com exibição especial dentro da programação da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. A projeção acontece ao ar livre, no dia 25 de outubro, às 20h, no Largo São Francisco.


VCA no MAR | exibição dos filmes da série no Museu de Arte do Rio

Os filmes lançados pela Videobrasil Coleção de Autores buscam dar visibilidade ao pensamento e ao processo de trabalho de artistas contemporâneos de relevo na cena internacional, a partir do encontro e olhar de diretores convidados. Já foram lançados documentários sobre William Kentridge, Akram Zaatari, Coco Fusco, Rafael França, Chelpa Ferro e Mau Wal (Maurício Dias e Walter Riedweg), com direção de Carlos Nader, Wagner Morales, Alex Gabassi, Fabiana Werneck e Marco Del Fiol.

Em uma oportunidade única para o público do Rio de Janeiro conhecer a coleção, todos os filmes da série serão exibidos gratuitamente no Museu de Arte do Rio (MAR), nos dias 08 e 09 de outubro, incluindo Domingo, de Karim Aïnouz, que  será apresentado no dia 08 (quarta), as 19h, seguido de conversa com o diretor (confira abaixo dias e horários de exibições).

Neste mesmo mês, os filmes da série VCA ganham ainda uma retrospectiva especial no Sesc TV com exibição dos primeiros seis títulos da série, de 13 de outubro a 01 de dezembro (acesse a programação no site do Sesc São Paulo – www.sesctv.org.br).  


Videobrasil | Fronteira entre o cinema e as artes visuais

Em 2013, o Videobrasil comemorou três décadas de realização de seu Festival, uma plataforma que surgiu como primeira alternativa para exibição e estímulo à produção em vídeo no país. Desde sua criação em 1983, o Festival se configurou como um ambiente para a experimentação de linguagens e a quebra de paradigmas. Nesse primeiro momento, já conviviam lado a lado produções ligadas à experimentação e à videoarte, assim como trabalhos com linguagem mais documental, próxima ao cinema, incluindo, os primeiros filmes do cineasta Fernando Meirelles (Cidade de Deus, Ensaio sobre a Cegueira), como Garotos do Subúrbio e Marly Normal, ambos produzidos pela Olhar Eletrônico em 1983 e premiados no Festival, integrando o Acervo Videobrasil.

Ao longo dos anos, o Festival se internacionalizou ao mesmo tempo em que acompanhava (e, muitas vezes, antecipava) a dinâmica da produção em arte contemporânea, abrindo-se para as artes eletrônicas e performances. Em 2011, passou a abarcar todas as linguagens artísticas. Durante todo esse período, o Videobrasil se manteve como espaço para a exibição de trabalhos que transitam entre o cinema e as artes visuais. Obras híbridas, resultado de um cinema expandido, criadas por artistas como Cao Guimarães, Carlos Nader, Kiko Goifman, Wagner Morales e Gabriel Mascaro, entre outros, foram exibidas em diversas edições do Festival e fazem parte da Coleção Videobrasil.


PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

04/10 (sábado), 17h30 – Lançamento de Domingo, de Karim Aïnouz – Festival do Rio 2014
Instituto Moreira Salles (estreia mundial, com a presença do diretor)

05/10 (domingo), 16h – Exibição de Domingo, de Karim Aïnouz – Festival do Rio 2014
Centro Cultural Banco do Brasil Rio

08/10 (quarta) – Mostra VCA – Museu de Arte do Rio (MAR)
16h - Coco Fusco - I Like Girls in Uniform (2006) | Diretor convidado: Wagner Morales
17h30 - Chelpa Ferro (2009) | Diretor convidado: Carlos Nader
19h - Domingo (2014)| Diretor convidado: Karim Aïnouz, seguido de conversa com o diretor

09/10 (quinta) – Mostra VCA – Museu de Arte do Rio (MAR)
15h - Um Olhar Sobre os Olhares de Akram Zaatari (2004) | Diretor convidado: Alex Gabassi
16h30 - Mau Wal – Encontros Traduzidos (2002) | Diretores convidados: Fabiana Werneck e Marco Del Fiol
18h - Rafael França, Obra como Testamento (2001) | Diretor convidado: Alex Gabassi e Marco Del Fiol
19h - Certas Dúvidas de William Kentridge (2000) | Diretor convidado: Alex Gabassi

11/10 (sábado), 19h - Lançamento de Domingo, de Karim Aïnouz – Cinema do Dragão (CE)
Centro Dragão do Mar de Arte Cultural | exibição com presença de Karim Aïnouz e Solange Farkas, diretora do Videobrasil

De 12/10 a 09/11 - Exibição de Domingo no Museu de Arte Contemporânea do Ceará
1º piso do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (ver horários do Museu)
(http://www.dragaodomar.org.br/espacos.php?pg=mac)

13/10 a 01/12 – Mostra especial VCA NO SESC TV | www.sesctv.org.br

25/10 (sábado), 20h - Lançamento de Domingo, de Karim Aïnouz – Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
Largo São Francisco, São Paulo


MAIS INFORMAÇÕES:

Sobre Karim Aïnouz:

O cineasta brasileiro Karim Aïnouz construiu sua carreira no cinema com forte marca autoral. Em seu currículo constam obras como os longas-metragens Madame Satã (2001), O Céu de Suely (2006), Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo (2009, dirigido ao lado de Marcelo Gomes) e O Abismo Prateado (2013), além de três curtas, uma série para a TV e colaborações como roteirista em filmes como Abril Despedaçado (2002, Walter Salles) e Cinema, Aspirinas e Urubus (2005, novamente com Marcelo Gomes). Seu mais recente longa-metragem, Praia do Futuro, estreou em maio de 2014 e concorreu ao Urso de Ouro no Festival de Berlim.

Sobre Olafur Eliasson:

O dinamarquês Olafur Eliasson ocupa posição de destaque internacional entre os artistas contemporâneos. Sua obra e pesquisa são voltadas para intervenções no espaço urbano, projetos arquitetônicos e processos de percepção e construção da realidade. Utilizando diferentes suportes, como escultura, pintura, fotografia, vídeo e instalação, o artista exibiu suas obras ao redor do mundo, com destaque para a Bienal de Veneza, Tate Modern e MOMA. No Brasil, o artista tem três de suas obras em exposição no Inhotim.