Artistas selecionados: edital de projetos

A+ a-
postado em 10/03/2015
Anunciada a lista de artistas selecionados com projetos que serão comissionados pelo 19º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil: Panoramas do Sul

Consolidando seu perfil de experimentação e inovação, o Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil abriu, pela primeira vez, uma convocatória pública para inscrição de projetos a serem comissionados para apresentação em sua próxima edição. Neste momento, a Associação Cultural Videobrasil e o Sesc São Paulo, parceiros na realização do evento, anunciam os artistas selecionados entre as 446 inscrições de projetos feitas por artistas de 71 países:

Carlos Monroy (nascido na Colômbia e residente no Brasil)
Cristiano Lenhardt (Brasil)
Keli-Safia Maksud (Quênia)
Ting-Ting Cheng (nascida em Taiwan, residente no Reino Unido)

O Sul e suas múltiplas questões – como diásporas, identidades híbridas, trânsito migratório e viagens, memórias e narrativas pessoais, tecido social e insularidade – foram inspirações e parâmetros da Comissão Curadora para a seleção de artistas participantes desta edição, passando a direcionar também os eixos curatoriais de todas as exposições, programas públicos e publicações do Festival. Além da exposição de projetos, o 19º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil: Panoramas do Sul exibirá obras selecionadas via edital, trabalhos do Acervo Videobrasil e de artistas convidados, que em breve serão divulgados.

O desenvolvimento dos projetos dos artistas selecionados será acompanhado pela comissão responsável pela seleção, formada pelos curadores Bernardo de Souza (Rio Grande do Sul, Brasil/vive e trabalha no Rio de Janeiro), Bitu Cassundé (Ceará, Brasil/vive e trabalha em Fortaleza), João Laia (Lisboa, Portugal/vive e trabalha em Londres) e Júlia Rebouças (Sergipe, Brasil/vive e trabalha em Belo Horizonte), que trabalham sob a curadoria geral de Solange Farkas. Esta iniciativa efetiva o envolvimento dos curadores para além da seleção, promovendo um diálogo direto e contínuo com os artistas no decorrer de seus processos criativos, em uma relação de tempo estendida.


Sobre os projetos selecionados

Carlos Monroy participa com “Llorando se foi” O Museu da Lambada. In memoriam de Francisco “Chico” Oliveira, que relaciona dois fenômenos dos anos 80 no Brasil: a consagração da lambada e sua incidência na construção da identidade nacional, e o início e exponencial crescimento da imigração boliviana em São Paulo. Superquadra-saci, filme de Cristiano Lenhardt, cria um encontro entre as origens indígenas brasileiras e a “cidade-paisagem”, o cenário urbano, com remissões ao modernismo nacional. Mitumba, de Keli-Safia Maksud, pesquisa a relação entre a história do sabão na Inglaterra e dos tecidos africanos nos Países Baixos na era vitoriana. A artista discute a imagem de higiene racial, propagada à época em anúncios de sabão, e a identidade africana a partir dos tecidos percebidos mundialmente como autêntica expressão da África, apesar de fabricados, desde 1846, nos Países Baixos. Por fim, Ting-Ting Cheng tem seu projeto The Atlas of places that do not exist incluído no 19º Festival. Trata-se de uma biblioteca contendo cerca de 720 livros sobre lugares que não existem – política, social, geográfica ou filosoficamente –, que explora o conceito de existência e visibilidade, questionando as fronteiras entre as nações e as definições de realidade.


Conheça os 53 artistas participantes do 19º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil selecionados por meio do edital de OBRAS.