• Inserções em circuito ideológico (sem data) de Cildo Meireles
Foto: Pat Kilgore

    Inserções em circuito ideológico (sem data) de Cildo Meireles
    Foto: Pat Kilgore

19º Festival debate o Sul geopolítico no Galpão VB

A+ a-
postado em 13/11/2015
Mesa reúne o antropólogo Pedro Cesarino, a pesquisadora Maria Iñigo Clavo e a curadora Sabrina Moura, organizadora do livro Panoramas do Sul | Leituras, com mediação de Ruy Luduvice, pesquisador do Videobrasil

Na terça-feira, dia 17 de novembro, às 20h, o 19º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil realiza uma edição especial dos Programas Públicos, na Sala de Leitura do Galpão VB. Com mediação de Ruy Luduvice, pesquisador do Núcleo de Acervo e Pesquisa da Associação Cultural Videobrasil, a mesa será composta por Sabrina Moura, curadora do Seminário Lugares e sentidos na arte: debates a partir do Sul, o antropólogo Pedro Cesarino e a pesquisadora Maria Iñigo Clavo.

O encontro terá como foco a publicação Panoramas do Sul | Leituras | Perspectivas para outras geografias do pensamento. Com organização de Sabrina Moura, o livro realizado pela parceria entre as Edições Sesc São Paulo e a Associação Cultural Videobrasil traz uma compilação de 17 ensaios e manifestos artísticos que apresentam, defendem ou questionam o conceito de Sul geopolítico. Entre eles, estão os artistas Artur Barrio e Cildo Meireles, o curador Moacir dos Anjos, o filósofo e cientista político Achille Mbembe, a pesquisadora e escritora Angela Longoni e o artista Joaquín Torres Garcia, que virou o mundo de cabeça para baixo (literalmente) em sua obra Mapa Invertido (1943), na qual o Uruguai, seu país de origem, tornava-se o ponto mais alto do mundo (ao Norte) e os EUA e a Europa ocupavam o extremo sul do globo.

Neste dia, excepcionalmente, o Galpão VB fechará às 22h. O evento é gratuito. Os interessados devem retirar as senhas com uma hora de antecedência.
 

Mesa sobre o livro Panoramas do Sul | Leituras | Perspectivas para outras geografias do pensamento
Com Sabrina Moura, Pedro Cesarino e Maria Iñigo Clavo
Mediação: Ruy Luduvice

17 de novembro (terça-feira), às 20h
Galpão VB | Av. Imperatriz Leopoldina, 1150, São Paulo, Brasil
videobrasil.org.br/galpaovb


Sobre os participantes da mesa

Maria Iñigo Clavo [Espanha] é pesquisadora e, às vezes, artista e curadora. É doutora em Belas Artes pela Universidade Complutense de Madri, professora da Escola de Comunicação e Artes da USP, tendo lecionado na Universidade Europeia de Madri e no mestrado em Curadoria de Arte Latino-Americana na Universidade de Essex. Atualmente, é pesquisadora de pós-doutorado da FAPESP, na Universidade de São Paulo (USP), com foco em temas como multiculturalismo, teoria pós-colonial, migração, alteridade e arte na América Latina, com especial atenção à arte brasileira.

Pedro de Niemeyer Cesarino [Brasil] é graduado em Filosofia pela Universidade de São Paulo, mestre e doutor em Antropologia Social pelo Museu Nacional/UFRJ. Desenvolve pesquisas em etnologia indígena, com ênfase em estudos sobre xamanismo, cosmologia, tradições orais, tradução e antropologia da arte. Realizou um pós-doutorado no Departamento de Letras da Universidade de São Paulo (2008-2010). Foi Professor-Adjunto de Antropologia da Arte no Departamento de História da Arte da Universidade Federal de São Paulo. Atualmente, é professor do Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo, na área de pesquisa Antropologia das Formas Expressivas.

Ruy Luduvice [Brasil] é pesquisador do Núcleo de Acervo e Pesquisa da Associação Cultural Videobrasil. É mestre e bacharel em Filosofia pela Universidade de São Paulo, com intercâmbio na Universidade Paris Ouest Nanterre La Défense. É membro do Grupo de Estudos em Estética Contemporânea, ligado ao Departamento de Filosofia da FFLCH/USP, junto ao qual organizou o I Seminário de Estética e Crítica de Arte (2013) e o colóquio A Morte em Obras – Transformações no campo das Artes (2014).

Sabrina Moura [Brasil] é curadora, pesquisadora e doutoranda em História no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tem mestrado em Estética e História da Arte pela Universidade Paris VIII e em Direção de Projetos Culturais pela Universidade Paris III Sorbonne Nouvelle. Assina a curadoria do Seminário Lugares e sentidos na arte: debates a partir do Sul, do 19º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil (2015).
 



Sobre a publicação

No ano em que o 19º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil foca toda sua programação e conteúdo nas questões do Sul Geopolítico, uma publicação que reúne ensaios e manifestos artísticos que debatem esse conceito será lançada no sábado (10/10), às 14h, no teatro do Sesc Pompeia. Com organização da pesquisadora Sabrina Moura, PANORAMAS DO SUL | LEITURAS, PERSPECTIVAS PARA OUTRAS GEOGRAFIAS DO PENSAMENTO toma o Sul como um lugar de pensamento e produção de conhecimento para explorar e colocar em pauta ideias que questionam representações e narrativas eurocêntricas. 

O livro busca compreender como a emergência de uma terceira via à geopolítica binária da Guerra Fria (capitalismo x comunismo), a partir dos anos 1950, nos oferece pistas para compreender historicamente a noção de Sul e sua relação com o campo das artes e da cultura. “Essa ideia retoma, de certa forma, a noção de ‘Terceiro Mundo’, mas agora agenciada pelos seus próprios atores. Organizado sob a forma de uma antologia de textos, o livro apresenta colaborações provenientes de diversos campos disciplinares, e ofere um olhar crítico sobre a formação do conceito de Sul; uma ideia recente,  defendida e contestada mesmo por artistas e intelectuais que, em teoria, pertencem a esse eixo”, afirma Sabrina, que reuniu trabalhos dos artistas Artur Barrio e Cildo Meireles, do curador Moacir dos Anjos, do filósofo e cientista político Achille Mbembe, da pesquisadora e escritora argentina Ana Longoni, da crítica indiana Geeta Kapur, do artista Joaquín Torres-Garcia – que virou o mundo de cabeça para baixo (literalmente) em sua obra América Latina Invertida (1943), na qual o Uruguai, seu país de origem, tornava-se o ponto mais alto do mundo (ao Norte) e os EUA e a Europa ocupavam o extremo-sul do globo – entre outros. 

Ao revisitar ensaios, documentos e manifestos históricos, a publicação apresenta um panorama de debates inéditos em português – como o trabalho dos antropólogos sul-africanos Jean e John Comaroff em Teorias do Sul, onde afirmam a necessidade de pensar o Sul como um campo produtor de teoria e não só de estudos de caso que necessitam recorrer à tradição teórica europeia para se justificar.

A publicação verte para o inglês textos de referência produzidos por autores brasileiros – como Relações espaçotemporais no mundo subdesenvolvido, escrito pelo geógrafo Milton Santos, em 1976, durante o seu exílio em Paris – e o Manifesto escrito pelo artista Artur Barrio em 1969.

“Das reivindicações dos países não alinhados que ganham força durante Guerra Fria, passando pela emergência do pensamento pós-colonial à sua crítica, a publicação oferece uma contribuição aos debates que colocam à prova as representações e narrativas eurocêntricas”, conclui Sabrina.


Panoramas do Sul | Leituras | Perspectivas para outras geografias do pensamento
Edições Sesc São Paulo e Associação Cultural Videobrasil
2015, 264 páginas
português/inglês
16 x 21,5 x 2 cm
ISBN 978-85-69298-14-4
R$ 70,00
comprar

Organização
Sabrina Moura

Colaboradores
Milton Santos
José Rabasa
Arjun Appadurai
Jean e John Comaroff
Joaquín Torres García
Organization of African Unity
Artur Barrio
Cildo Meireles
Rasheed Araeen
Rede Conceitualismos do Sul
Moacir dos Anjos
Anthony Gardner
Charles Green
Geeta Kapur
Néstor García Canclini
Achille Mbembe
Sasha Huber
Ana Longoni

Projeto gráfico
Angela Detanico e Rafael Lain

Coordenação
Teté Martinho

Design
Carla Castilho, Lia Assumpção | Janela Estúdio