• Carlos Monroy e Karen Mikaela Saavedra Chavez
Foto: Iara Morselli

    Carlos Monroy e Karen Mikaela Saavedra Chavez
    Foto: Iara Morselli

A lambada é assunto no Galpão VB

A+ a-
postado em 27/11/2015
No dia 5 de novembro, o Galpão VB tem programação especial voltada ao ritmo que embalou os anos 1990. Explorando conceitos presentes no Museu da Lambada, de Carlos Monroy, a agenda conta com oficina ministrada pelo artista, menu especial de sucos, drinques e petiscos, sessão de filme e discotecagem

No sábado, 5 de dezembro, das 10h30 às 19h, a programação da sede da Associação Cultural Videobrasil, o Galpão VB, é tomada pelo ritmo que embalou os anos 1990: a lambada. Grande sucesso da indústria fonográfica brasileira, atrelada desde então à identidade nacional, a lambada tem origem controversa: seu maior hit plagiava a tradicional canção boliviana Llorando se fué. É o que conta o artista colombiano Carlos Monroy por meio da obra Llorando Se Foi. O Museu da Lambada. In Memoriam de Francisco “Chico” Oliveira (2015), um dos projetos comissionados pelo 19º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil | Panoramas do Sul. Em exposição no Galpão VB, sua instalação relaciona o surgimento da lambada e a migração boliviana para o Brasil e, segundo o artista — ele mesmo migrante —, “gira em torno da importância da cultura boliviana, da cultura dos migrantes, para a cultura brasileira”. Questões como direitos autorais e o alheamento do Brasil na América Latina também perpassam a obra.

Oficina com Carlos Monroy, menu especial oferecido em parceria com a Lanchonete.org, exibição do documentário The Best of Lambada (2013), de Yuri Amaral, e discotecagem compõem a agenda do penúltimo dia do 19º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, em cartaz no Sesc Pompeia e no Galpão VB.

Excepcionalmente neste final de semana, o Galpão VB tem horário de funcionamento especial no domingo, 6 de dezembro, das 11h às 17h, data de encerramento do Festival. Saiba mais sobre a programação:


Dia da Lambada (sábado, 5 de dezembro) [CONFIRME PRESENÇA NO EVENTO NO FACEBOOK]

PARA ESQUENTAR
Às 10h30, Monroy propõe uma vivência que evoca elementos de memória e construção familiar a partir do corpo em Lambada e o corpo social: o corpo da memória e vivência com dança. A oficina gera reflexões sobre origem, mestiçagem cultural e construção folclórica, e termina em uma prática de dança. As inscrições são gratuitas e destinadas a participantes com idade a partir de 16 anos. Elas podem ser feitas na área de Convivência do Sesc Pompeia ou no Galpão VB, com os mediadores da exposição, ou ainda via e-mail (portfolio@zebra5.com.br).

PARA DEGUSTAR
Às 13h30 tem início a ação ?Mu’kunza?, da Lanchonete.org, que convidou o artista Thiago Correia Gonçalves a trabalhar em parceria com Carlos Monroy. O menu, servido até o término do evento (19h), é composto por sucos e pelo mucunzá (ainda mungunzá, munguzá, ou, no sul-sudeste do país, canjica), prato típico do nordeste brasileiro, de raízes africanas, que nesta versão utiliza como base o milho da Bolívia. A “videosucoinstalação”, projeção sobre grandes jarras de suco, reaproveita frutos destinados ao descarte, tratando da relação da cidade com a produção agrícola e buscando estabelecer vínculos produtivos com o local em que se instala o Galpão VB, próximo ao CEAGESP. A partir das 16h são servidos drinques de fruta com vodca. Pagamento em dinheiro, mas a preço de banana!

PSC (PARA SEU CONHECIMENTO)
Às 15h, o filme The Best of Lambada, de Yuri Amaral, tem sessão especial no espaço expositivo do Galpão VB. Na obra, a lambada é desvendada em entrevistas com seus protagonistas e por meio da recriação do universo visual desse fenômeno midiático: foram seus videoclipes que propagaram o imaginário desenhado pelo francês Olivier Lorsac, criador do grupo Kaoma. Ao criar novos videoclipes para os sucessos da lambada, o documentário revela seu imaginário e se apropria de seus elementos, evocando a memória afetiva do espectador. O filme é alinhavado pelo depoimento de Loalwa Braz, vocalista do grupo Kaoma, e por dançarinos nativos de Porto Seguro que viajaram o mundo e regressaram à cidade natal com o fim do boom da lambada.

PARA REBOLAR
A partir das 16h, Carlos Monroy é responsável pela discotecagem no Galpão VB, concebida a partir de sua pesquisa para a criação de La Lambateca. Parte do processo de construção da obra comissionada pelo 19º Festival, La Lambateca foi o espaço de trabalho do artista na Oficina Cultural Oswald de Andrade, no Bom Retiro, bairro que recebeu grande número de migrantes bolivianos em São Paulo. Os visitantes de La Lambateca eram convidados a compartilhar lembranças, fotografias, vídeos e objetos relacionados à influência da lambada em seu histórico pessoal. Ativa nas redes sociais, La Lambateca apresenta regularmente sucessos nacionais e internacionais da lambada ou influenciados por ela. Como parte do Museu da Lambada, uma coleção de LPs com mais de 100 títulos pode ser consultada e ativada pelos visitantes, que têm acesso a uma vitrola durante o 19º Festival.
 


Nos dias 5 e 6 de dezembro (sábado e domingo), no Galpão VB, a loja institucional do Videobrasil e o Comedoro Café estarão abertos. A loja dispõe da coleção completa de livros, revistas e documentários realizados pelo Videobrasil em parceria com as Edições Sesc São Paulo, além de publicações das editoras Cobogó e CosacNaify. O Comedoro Café, gerido pelo restaurante Comedoro, oferece lanches, sucos, sobremesas e café durante todo o dia.

Último dia do 19º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil | Panoramas do Sul
Domingo, 6 de dezembro de 2015, das 10 às 19h
Sesc Pompeia | Rua Clélia, 93 – São Paulo, Brasil (exposições Panoramas do Sul | Artistas Convidados e Panoramas do Sul | Obras Selecionadas)
Domingo, 6 de dezembro de 2015, das 11h às 17h
Galpão VB | Avenida Imperatriz Leopoldina, 1150 – São Paulo, Brasil (exposição Panoramas do Sul | Projetos Comissionados)
www.19festival.com



Dia da Lambada no Galpão VB
Sábado, 5 de dezembro de 2015, das 10h30 às 19h
Galpão VB | Avenida Imperatriz Leopoldina, 1150 – São Paulo, Brasil

10h30
Lambada e o corpo social: o corpo da memória e vivência com dança, com Carlos Monroy
Oficina do 19º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil | Panoramas do Sul
Inscrições gratuitas (a partir de 16 anos) na área de Convivência do Sesc Pompeia, no Galpão VB, ou via e-mail (portfolio@zebra5.com.br)

13h30 — 19h
Lanchonete.org — ?Mu’kunza?, com Carlos Monroy e Thiago Correia Gonçalves
Sucos de fruta, mucunzá (canjica) e drinques de fruta (a partir das 16h) a preço de custo
Pagamento em dinheiro

15h
The Best of Lambada (2013), de Yuri Amaral
Exibição do documentário no espaço expositivo

16h — 19h
Discotecagem La Lambateca por Carlos Monroy