Fotografia e militância em tempos de autoritarismo

A+ a-
postado em 22/11/2018
Roda de conversa discute relações entre mídia, fotografia e ativismo político

roda de conversa
FOTOGRAFIA E MILITÂNCIA EM TEMPOS DE AUTORITARISMO
com Almir Almas (ECA USP), Gui Mohallem (#VoteLGBT) e Rachel Daniel (Mídia NINJA)
mediação de Hélio Campos Mello (ARTEBrasileiros)

sexta-feira, 23/nov, às 19h
local: #GalpãoVB (Av. Imperatriz Leopoldina, 1.150)

entrada gratuita

-----------------------------------

Segundo a organização Repórteres sem fronteiras, 74 jornalistas foram mortos em 2018 e 315 estão atualmente presos ao redor do mundo. Um dos casos mais emblemáticos foi o do fotógrafo Shahidul Alam, 63 anos, acusado pelo governo de Bangladesh de prejudicar “a imagem da nação” em posts de Facebook e depoimentos à mídia. Considerado um dos principais fotojornalistas da atualidade, Shahidul foi torturado e passou 107 dias preso até ser libertado no dia 20 de novembro, após grande pressão internacional com a campanha #FreeShahidulAlam.

Atento ao crescimento global do autoritarismo e à importância da imagem como instrumento de resistência, o Videobrasil promove nesta sexta-feira uma roda de conversa sobre as relações entre mídia, fotografia e ativismo político. Quais os significados dessa atividade no atual contexto político? E como é possível combater a tirania, de Bangladesh ao Brasil?

Durante a atividade, serão projetados alguns dos principais trabalhos de Shahidul Alam.

-----------------------------------

Antes da roda de conversa, será apresentada a nova publicação do Videobrasil em parceria com as Edições Sesc SP, o livro "Leituras" do 20º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil.

Assista ao evento pelo streaming do IPTV USP