REVIRAVOLTA

A+ a-
postado em 25/05/2022
Exposições do Acervo Videobrasil no Museu de Arte do Espírito Santo e na Galeria Homero Massena, em Vitória

A partir de seu vasto acervo reunido ao longo de quatro décadas de trajetória, a Associação Cultural Videobrasil apresenta, entre os dias 10 de junho e 10 de setembro a mostra REVIRAVOLTA, realizada simultaneamente em dois destacados espaços de Vitória (ES). Enquanto a exposição Reviravolta – Arte e geopolítica no Acervo Videobrasil ocupa o Museu de Arte do Espírito Santo (MAES), Reviravolta – Corpo e performance no Acervo Videobrasil ocupa a Galeria Homero Massena (GHM). Com curadoria de Solange Farkas, fundadora e diretora do Videobrasil, o projeto dá sequência a um trabalho constante da associação de olhar para seu acervo e mantê-lo vivo, debatendo temas fundamentais da contemporaneidade.

“As duas exposições reunidas sob o título Reviravolta atestam a potência e o alcance simbólico deste acervo em duas frentes diversas. Concebidas à luz de outras reviravoltas, incluindo os períodos recentes de isolamento nos quais nos vimos obrigados, todos, a performar diante de telas e a ver o mundo através delas, revelam uma produção artística comprometida, desde sempre, em revirar nossas certezas, tratar daquilo que é urgente e nos colocar diante de novas perspectivas”, afirma Solange.

Concebido em parceria com a Secretaria de Cultura do Espírito Santo – que ajudou também a trazer obras de artistas capixabas para o projeto –, a mostra ganha relevância ainda maior ao apresentar pela primeira vez um conjunto significativo de obras do Acervo Videobrasil na capital do Espírito Santo. O projeto vai de encontro ao desejo histórico da instituição de acessar territórios fora dos grandes eixos de poder, não só no mundo (o Sul Global), mas também no próprio país (para além do eixo Rio-São Paulo).

"Estamos vivendo um ápice da produção artística do Espírito Santo, uma produção robusta, consistente; pesquisas, práticas e discursividades em diálogo direto com as urgências dos tempos de agora. A interlocução proposta com o Videobrasil em Vitória estimula um intercâmbio necessário para o fortalecimento das redes, dos artistas e suas produções para além das fronteiras dos territórios”, afirma Nicolas Soares, diretor do MAES.

Arte e geopolítica no Acervo Videobrasil, no MAES, parte da cartografia desenhada pelas duas últimas edições da Bienal de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil. Destacando a produção do chamado Sul Global – termo que se refere aos territórios à margem da modernização hegemônica e do capitalismo central, principalmente na América Latina, África, Leste Europeu, Ásia e Oriente Médio –, a exposição apresenta trabalhos de Aline X, Gustavo Jardim, Alto Amazonas Audiovisual, Ana Vaz, Bakary Diallo, Daniel Monroy Cuevas, Enrique Ramírez, Luciana Magno, Paulo Nazareth, Seydou Cissé, Tiécoura N’Daou e do coletivo indígena formado por Ana Carvalho, Ariel Kuaray Ortega, Fernando Ancil e Patrícia Para Yxapy.

Surgem na mostra práticas artísticas que borram as fronteiras com a ciência e entre as ciências para ampliar nossas concepções de mundo, assim como um uso “artivista” do vídeo por grupos minorizados, para reforçar práticas comunitárias, defender direitos ameaçados e reforçar a utopia de reconstruir o mundo a partir de coletividades ligadas a identidade e afeto.

“A necessidade de fazer reverberar em toda a sua potência histórias não hegemônicas dá ao vídeo um fôlego narrativo que antes era privilégio do cinema. Ao mesmo tempo, e quase na mesma medida, os artistas mobilizam o poder da imagem para criar espaços e metáforas”, diz Solange em texto sobre a mostra. E ela completa: “Não surpreende que uma produção pautada pela ideia de resistência e pela vocação política floresça em um momento de retrocesso e incerteza. A potência da arte que emerge do Sul já não pode ser ignorada pelo circuito internacional, nem se relativiza a importância dessa perspectiva em um concerto global”.

A exposição Corpo e performance no Acervo Videobrasil, por sua vez, apresenta na Galeria Homero Massena o resultado de uma imersão nos registros de performances produzidos pelo Videobrasil ao longo de seus 40 anos – incluindo happenings, intervenções musicais, vídeo performances, entre outros. Desde sua primeira edição, em 1983, a Bienal Videobrasil oferece à performance um espaço inédito no cenário brasileiro, inclusive comissionando projetos nesta linguagem para as mostras. Deste modo, a exposição em Vitória ilumina alguns dos rumos tomados pela performance ao longo das décadas, seja incorporando música, teatro, dança, artes visuais e intervenção urbana, seja olhando para os rituais religiosos.

“Nos países do Sul Global, em meio à violência de Estado e à herança colonial, artistas plasmam corpo e imagem em uma produção que é signo de vida contra as políticas da morte. No programa principal desta exposição, eles manobram de formas diversas o repertório da performance para trazer para o próprio corpo o enfrentamento de temas urgentes, como racismo estrutural, terrorismo estatal e violência de gênero”, destaca Farkas. 

Reunida a partir dos mais de 200 registros de performances do Acervo Videobrasil, a lista de artistas e coletivos participantes da mostra, vindos de diferentes cantos do globo, é vasta: Melati Suryodarmo, Marcello Mercado, Coco Fusco, Frente 3 de Fevereiro, Luiz de Abreu, Otávio Donasci, Lenora de Barros e Walter Silveira, Steina Vasulka e Stephen Vitiello, Michael Smith, Waly Salomão e Carlos Nader, Eder Santos, Marco Paulo Rolla, Alexandre da Cunha, Chelpa Ferro, Ayrson Heráclito, Felipe Bittencourt, Aya Eliav e Ofir Feldman e Paula Garcia. 

Há ainda na exposição um programa especial dedicado a artistas capixabas com obras performáticas: Charlene Bicalho, Castiel Vitorino Brasileiro, Geovanni Lima, Fredone Fone, Marcus Vinícius, Natalie Mirêdia e Rubiane Maia. Parte significativa destes trabalhos expostos passarão a integrar o Acervo Videobrasil, que além de cuidar de sua salvaguarda assume o compromisso de dar maior visibilidade e circulação às obras e aos artistas. 

Com as duas exposições em Vitória, reunidas sob o título REVIRAVOLTA, o Videobrasil – criado ainda nos tempos da ditadura – dá sequência a uma de suas grandes missões, ou seja, apresentar e fomentar o uso político, combativo e libertário que os artistas fazem do vídeo. Para isso, a instituição mais uma vez cria caminhos para reativar seu acervo, reaver e compreender as obras em seus contextos e criar diálogos a partir delas. "Para além da complexa questão da conservação – de suporte volátil, o acervo em vídeo demanda estrutura pesada, conhecimento específico e atualização permanente –, coloca-se a necessidade de criar estratégias capazes de manter esses conteúdos vivos e em contato com o mundo”, conclui Solange.

REVIRAVOLTA
Arte e geopolítica no Acervo Videobrasil
De 10 de junho a 10 de setembro de 2022

Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio del Santo – MAES
Av. Jerônimo Monteiro, 631
Centro de Vitória – ES
Tel. (27) 3132 8393

Visitação
De terça a sexta, das 10h às 18h
Sábados, das 10h às 16h

Educativo
Disponível nos horários de visitação. 
Agendamento para visitas em grupo:
e-mail maes.educativo@gmail.com
Tel. (27) 3132 8391 e (27) 3132 8393

REVIRAVOLTA
Corpo e performance no Acervo Videobrasil

De 10 de junho a 10 de setembro de 2022

Galeria Homero Massena 
Rua Pedro Palácios, 99
Centro de Vitória - ES

Visitação
De segunda a sexta, das 9h às 18h
Sábados, das 13h às 17h 
Tel. (27) 3132 8395

Educativo
Disponível nos horários de visitação. 
Agendamento para visitas em grupo:
Tel. (27) 3132-8395

Ficha técnica

CURADORIA
Solange O. Farkas
 
PESQUISA
Ruy Luduvice
 
ACERVO 
Fabio Kawano
 
EDITORIAL
Teté Martinho
 
DESIGN GRÁFICO
Gabinete Gráfico | Felipe Sabatini e Nina Farkas
 
PROJETO EXPOGRÁFICO
Ricardo Amado
 
___
 
PRODUÇÃO EXECUTIVA 
Cassia Rossini
Rafael Moretti
Van Fresnot
 
COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO
Cassia Rossini
Rafael Moretti
 
PRODUÇÃO LOCAL 
Reforma Design | David Trindade 
 
CENOTECNIA
Metro Cenografia
 
AUDIOVISUAL
Fusion Áudio
 
TÉCNICO RESPONSÁVEL
Marcos Santos
 
ILUMINAÇÃO
Vitor Lorenção
 
COMUNICAÇÃO VISUAL
Arte na Vitrine
 
___
 
CURADORIA PROGRAMAS PÚBLICOS
Nicolas Soares 
 
COORDENAÇÃO EDUCATIVA
Karenn Amorim
Kênia Lyra
 
MEDIADORES
Bárbara Thomaz
Gabriel Rocha
Jaíne Muniz
Kleiton Rosa Cavêdo
Natália Basílio
Raoni Iarin
Thiago Sobreiro
 
ACESSIBILIDADE
Marina Baffini | Inclua-me arte e cultura para todos
 
AGRADECIMENTOS
Carolina Ruas Palomares
Clarissa Ximenes
Fabricio Noronha
Nicolas Soares
Electrica Cinema e Vídeo
Sesc São Paulo 
 
 
ASSOCIAÇÃO CULTURAL VIDEOBRASIL
 
DIREÇÃO
Solange O. Farkas
 
PRODUÇÃO EXECUTIVA
Van Fresnot
 
ACERVO 
Fabio Kawano
 
COMUNICAÇÃO
Marcos Visnadi
 
ADMINISTRATIVO
Divy Cristina
 
CONSELHO CONSULTIVO
Benjamin Seroussi
Cecília Ribeiro
Fabio Cypriano
Patricia Rousseaux
Rosângela Rennó
Tata Amaral
Thereza Farkas
Vivian Ostrovsky
 
GOVERNADOR DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
Renato Casagrande
 
VICE-GOVERNADORA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
Jacqueline Moraes
 
SECRETÁRIO DE ESTADO DA CULTURA
Fabricio Noronha
 
SUBSECRETÁRIA DE ESTADO DE POLÍTICAS CULTURAIS
Carolina Ruas Palomares
 
SUBSECRETÁRIA DE ESTADO DE FOMENTO E INCENTIVO À CULTURA
Maria Thereza Bosi de Magalhães
 
SUBSECRETÁRIO DE ESTADO DE GESTÃO ADMINISTRATIVA
Pedro Virgolino
 
GERÊNCIA DE ESPAÇOS E ARTICULAÇÃO CULTURAL
Vinicius Fabio Ferreira Silva
 
MUSEOLOGIA
Paula Nunes Costa
 
MUSEU DE ARTE DO ESPÍRITO SANTO 
DIONÍSIO DEL SANTO
 
DIRETORIA
Nicolas Soares
 
NÚCLEO ADMINISTRATIVO
ASSESSORIA 
Rosane Baptista 
SUPERVISÃO DE ESPAÇO CULTURAL
Rafane Fernanda de Andrade
 
NÚCLEO DE ACERVO
Rafaella Soares Silva
 
NÚCLEO DE AÇÃO CULTURAL E EDUCATIVA
MEDIAÇÃO
Kleiton Rosa Cavêdo
APOIO TÉCNICO
Edson da Silva
 
EQUIPE DE APOIO 
John Lucas Alves Macedo
José Luiz C. Macedo
Jussara Rodrigues Vianna
Rita de Cássia Lima
Sandra Maria Campista
 
EQUIPE DE VIGILÂNCIA
Erasmo Vasconcelos
Jaider Ferreira de Souza
Jeovane Andrade dos Santos
Maikon Cardoso dos Anjos
 
 
GALERIA HOMERO MASSENA
 
COORDENAÇÃO DE ARTES VISUAIS
Ivone Carvalho Vieira 
 
COMUNICAÇÃO 
Elvys Souza Chaves
 
FUNCIONÁRIOS
Bianca Alves Balbino Santos
Evani Rezende da Silva
Tânia Maria de Jesus Costa
 
SEGURANÇAS 
Anderson Ferreira
Damião André Pinto de Oliveira
Diego Araújo Rodrigues
Rodinelio Siqueira