Na terceira edição do Caderno Videobrasil, a editora convidada Paula Alzugaray aborda conceitos presentes no 16º Festival Internacional de Arte Eletrônica SESC_Videobrasil, que reverberam em ensaios que investigam o papel do experimentalismo na produção audiovisual contemporânea.

O cineasta Carlos Adriano propõe um método poético-histórico para a apreciação do audiovisual experimental no Brasil. Lisette Lagnado, curadora da 27ª Bienal de São Paulo, busca ecos da Cosmococa de Hélio Oiticica na produção atual. Jean-Paul Fargier descreve a televisão como acelerador de partículas e narrativas. Peter Greenaway saúda o cinema que sucede a morte do cinema como o conhecemos. Limite, de Mario Peixoto, é o tema do ensaio de Jorge la Ferla, e Esther Hamburguer, do road movie sem história de Cao Guimarães. A edição conta, ainda, com colaborações de Kenneth Anger e André Costa.

Disponível para compra na loja virtual do SESC.

Acesse aqui o PDF da publicação.



Caderno Sesc_Videobrasil 3: Limite, Movimentação de Imagem e Muita Estranheza

Editora: Paula Alzugaray. Colaboradores: Andre Costa, Carlos Adriano, Esther Hamburguer, Jean-Paul Fargier, Jorge La Ferla, Kenneth Anger, Lisette Lagnado, Peter Greenaway, Robert Smithson. Edições Sesc-SP e Associação Cultural Videobrasil. 2007, 139 páginas. Português/inglês. ISSN 1808-6675. Largura: 18,5 cm/Altura: 23,5 cm/Lombada: 1,3 cm