Resultado da parceria da Associação Cultural Videobrasil com a Fundação Cultural Palmares, a exposição interrogou o papel da arte na construção de identidades afrodescendentes, abrindo o olhar para o contemporâneo. Com esse objetivo, apresentou uma seleção de artistas africanos e da diáspora do continente, entrecruzando olhares entre África e América.

O catálogo apresenta um conjunto de ensaios que refletem sobre aspectos contextuais e estéticos pertinentes a questão temática principal: a pesquisadora Zita C. Nunes investiga a relação dos descendentes americanos com seu antepassados africanos; João Carlos Rodrigues lembra que arquétipos e caricaturas do negro no cinema e na TV brasileiras persistem enquanto essas populações permanecem nas camadas economicamente desfavorecidas; Cheryl Finley aborda o turismo de afrodescendentes que buscam uma “volta às raízes”; e Antônio Godi revela a discrepância entre o enorme sucesso da música produzida por negros brasileiros e o vagaroso avanço inclusão social desses grupos.

Já a crítica de arte Koyo Kouh reconta o desenvolvimento da fotografia em solo africano; enquanto Rod Stoneman faz um balanço do cinema africano nos anos 2000; e Hélio Hara entrevista Joel Zito Araújo, diretor do filme com o maior elenco negro do cinema brasileiro.

Contribuem ainda com textos críticos sobre cada um dos artistas da mostra: José Eduardo Agualusa, Ricardo Rosas, Mark Sealy, Salah Hassan e Solange Farkas.


Mostra Pan-Africana de Arte Contemporânea
Autores: Antônio Godi, Cheryl Finley, Hélio Hara, João Carlos Rodrigues, José Eduardo Agualusa, Koyo Kouh, Mark Sealy,  Ricardo Rosas, Rod Stoneman, Ricardo Rosas, , Salah Hassan, Solange Farkas, Zita C. Nunes. Edições Sesc-SP e Associação Cultural Videobrasil. 2005, 164 páginas. Largura: 23, 8cm, Altura: 21,5cm, Lombada: 1,6 cm.