Do “descobrimento” do Brasil pelos portugueses ao golpe militar no Chile, passando pelo atentado às Torres Gêmeas nos EUA, pelo massacre na Praça da Paz Celestial, na China, e pela guerra civil no Líbano... Há muitas maneiras de contar - ou tentar apagar - histórias que permanecem vivas através da sensibilidade e das obras de artistas dessas regiões. A exposição Memórias Inapagáveis — um olhar histórico no acervo videobrasil, sob curadoria de Agustín Pérez Rubio, reúne trabalhos que contribuem para resgatar episódios e conflitos normalmente interpretados a partir do discurso oficial, dos narradores vitoriosos, mas que resistem em narrativas pessoais e são difundidas por meio da arte.

Realizada por meio da parceria de mais de vinte anos entre o Sesc São Paulo e a Associação Cultural Videobrasil, Memórias Inapagáveis é um marco importante, pois é a primeira grande exposição a partir do acervo da Associação, que atualmente conta com mais de 3.000 títulos (entre publicações, documentos e cerca de 1.300 obras em vídeo).


Leia abaixo os statements de Solange Farkas, fundadora e diretora da Associação Cultural Videobrasil, e de Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo: