Curadoria convidada |

Obras

Texto de curadoria Pierre Bongiovanni, 2001

Um Espaço Público de Experimentação

A web é um espaço de experimento artístico, da mesma forma que o espaço público, as mídias, os palcos teatrais, as coreografias e os musicais. Esse espaço possui, entretanto, particularidades intrínsecas:

- a evolução rápida das ferramentas de concepção de programas implica, por um lado, uma adaptação contínua dos autores às inovações que constituem o cotidiano da web, e, por outro, um risco de obsolescência rápida dos dispositivos.

- a ausência de tradições críticas nos diferentes campos da multimídia é particularmente evidente nos campos da criação artística na rede. Essa carência retarda a apropriação das obras pelo público.

- as modalidades de apresentação das obras da "net arte" nos festivais e suas manifestações não são muito satisfatórias. Essas obras exigem atenção, paciência, curiosidade, tempo, elementos vários que se opõem aos reflexos do "zapear" e da consumação fácil e imediata dos produtos culturais.

Cada obra de "net arte" implica uma participação, uma presença e uma consciência ativa do espectador, já que essas obras são geralmente organizadas não a partir da evidência de um resultado a ser atingido, mas sim a partir da noção de um caminho a ser percorrido.

ASSOCIAÇÃO CULTURAL VIDEOBRASIL, "13º Videobrasil": de 19 de setembro de 2001 a 23 de setembro de 2001, p. 190, São Paulo, SP, 2001.