Realização |
  • Associação Cultural Videobrasil
  • SESC São Paulo
Curadoria geral |

Fluxos, fusões e hibridizações estiveram no centro da décima terceira edição do Festival, realizado no Sesc Pompeia, que apresentou uma vasta amostra das investidas artísticas em meios como CD-ROMs e a internet, incluídos numa das categorias da mostra competitiva. Alguns dos mais importantes curadores da Bélgica, do Canadá, da Espanha, dos Estados Unidos, da França, da Grécia, da Inglaterra, do México e do Peru criaram programas com trabalhos híbridos ligados a seus respectivos países. O americano Gary Hill, autor de uma obra sempre atual em que palavra e imagem se confrontam para criar novos sentidos, ganhou uma retrospectiva e apresentou uma performance que remetia à infância e a fantasias (“Remembering Paralinguay”). Ainda entre os convidados internacionais, o poeta e videoartista italiano Gianni Toti trouxe obras sobre a identidade latino-americana. Uma homenagem foi prestada ao pioneiro brasileiro Rafael França, autor de uma obra marcada por questões como gênero e fascinado com os desafios do vídeo. França morreu precocemente no início dos anos 1990. O artista multimídia Fabio Itapura cria com sensibilidade e bastante originalidade o CD-ROM Videobrasil a partir da programação do Festival.


Identidade visual e projeto gráfico | Angela Detanico e Rafael Lain 

Registro fotográfico | Isabella Matheus

Programação

mostra competitiva

Mostra Competitiva de Novas Mídias | 13º Festival

Para a Mostra Competitiva de Novas Mídias, de um total de 156 trabalhos, foram selecionados 18 CD-ROMs e 17 obras de webart, originários de 15 países. Não houve restrições sobre os países que pudessem se inscrever.

Mostra Competitiva de Vídeo | 13º Festival

Para a Mostra Competitiva de Vídeo foram selecionados 100 vídeos, dentre 488 inscritos, representando 13 países. A inscrição foi aberta aos países em desenvolvimento e aos países de língua portuguesa.

mostra de filmes e/ou vídeos

"A Necessidade Poética", curadoria de Michael Mazière

A curadoria de Michael Mazière é uma seleção de nove vídeos ingleses produzidos entre 1998 e 2001. A exibição e a apresentação do curador sobre a mostra ocorreram no auditório do galpão.

"A Retomada da Palavra pelo Indivíduo", curadoria de Gabriel Soucheyre

A curadoria de Gabriel Soucheyre é uma mostra de vídeos franceses com 17 obras produzidas entre 1993 e 2001. O curador fez uma apresentação sobre a mostra no auditório do galpão, local onde foram exibidos os vídeos.

"Conexões Irônicas", curadoria de Lynne Cooke

A curadoria de Lynne Cooke é uma seleção de quatro vídeos norte-americanos, produzidos entre 1998 e 2001, que compartilham a preocupação de combinar diversos gêneros e disciplinas que invocam as origens e a herança do vídeo em outras formas de arte.

"Gianni Toti", curadoria de José-Carlos Mariátegui

A curadoria de José-Carlos Mariátegui é uma seleção de quatro vídeos do pai da vídeo-poesia, Gianni Toti, relacionados à América Latina, exibidos nas telas do Wallpaper. O curador também faz uma apresentação sobre a mostra no auditório.

"Labirinto de Sobrevivência Poética", curadoria de Paul Willemsen

A curadoria de Paul Willemsen é uma seleção de seis vídeos belgas produzidos entre 1999 e 2000. A exibição e a apresentação do curador sobre a mostra ocorreu no auditório do galpão.

"LINK_AGE", curadoria de Claudia Giannetti

A curadoria de Claudia Giannetti apresenta obras que utilizam diferentes meios ou suportes digitais não só como ferramentas, mas também como fontes conceituais. As obras interativas exploram o vínculo entre o fenômeno virtual, a ação e a criatividade.

"Net Art: Um Espaço Público de Experimentação", curadoria de Pierre Bongiovanni

A curadoria de Pierre Bongiovanni é uma seleção de sites que exploram a experimentação artística e as particularidades intrínsecas ao meio. A mostra foi exibida na Internet Livre, e a apresentação do curador aconteceu no auditório.

"Realidade Digital Grega", curadoria de Dodo Santorineos

A curadoria de Dodo Santorineos é uma seleção de seis vídeos gregos produzidos entre 1991 e 2001, todos premiados no Mediaterra Festival, com exceção da obra The News.

"Vídeos Canadenses Recentes", curadoria de Hank Bull

A curadoria de Hank Bull é uma seleção de 15 vídeos canadenses produzidos entre 1995 e 2001. O programa inclui trabalhos recentes de artistas consagrados e trabalhos de artistas mais novos em ascensão.

"Ximena Cuevas: Identidade, Sexualidade e Política", curadoria de Priamo Lozada

A curadoria de Priamo Lozada é uma seleção de oito vídeos da artista mexicana Ximena Cuevas, produzidos entre os anos 1995 e 2001. As obras tratam de temas como identidade, sexualidade e política.

Single Channel Gary Hill

O programa Single Channel de obras do norte-americano Gary Hill integra a grande retrospectiva em homenagem ao artista. A mostra conta com 26 vídeos, produzidos entre os anos de 1970 e 1990.

exposição

Gary Hill: instalações

Gary Hill é um dos artistas que melhor compreenderam e mais habilmente souberam promover a integração entre a arte e as novas tecnologias. A exposição é parte da grande retrospectiva em homenagem ao artista e conta com três videoinstalações.

performance

"Concerto para Pirâmide, Orquestra e Sacrifício", Eder Santos

A performance de Eder Santos, Concerto para Pirâmide, Orquestra e Sacrifício, faz referência às culturas pré-colombianas, em um ambiente em que música, imagens e movimento se combinam, tendo como inspiração o México.

"Coverman", Alexandre da Cunha

A performance de Alexandre da Cunha põe o corpo no centro de sua Coverman, com referências a procedimentos médicos e uma reflexão sobre a fragilidade física.

"Entre", Fêmur e Objeto Amarelo

A performance Entre, da dupla Fêmur (Angela Detanico e Rafael Lain) e da banda Objeto Amarelo, surgiu da vontade de estabelecer uma colaboração entre música e design baseada na liberdade de trânsito entre dois campos.

"Live Images", Luiz Duva

A performance inédita de Luiz Duva dá continuidade a uma longa pesquisa do artista com a imagem, sua possibilidade de transformá-la a partir da interação com a música, subvertendo a mensagem inicial.

"Politik", Marcello Mercado

Durante a performance, não-linear, Marcello Mercado fica nu sobre uma bancada com um tubo que o penetra; ao fundo, monitores de vídeo mostram detalhes de corpos. A performance foi antecedida por uma palestra.

programas públicos

Debate sobre o projeto do Centro de Arte, Ciência e Tecnologia de Mídia em Cuzco

O tema do debate foi o projeto de construção de um Centro de Arte, Ciência e Tecnologia de Mídia na cidade andina de Cuzco. O encontro ocorreu no galpão do auditório.

Encontro com artistas das Mostras Competitivas

No auditório do galpão ocorreram encontros com artistas participantes das Mostras Competitivas de Vídeo e de Novas Mídias, que discutiram, junto aos curadores e ao público, conceitos e temas que permeiam a produção artística.

Espaço Aberto: German Bobe

German Bobe apresentou Lovemoderne para o Espaço Aberto - projeto que estimula a produção de arte eletrônica. Na estréia mundial de seu primeiro filme para a internet, os participantes podiam interagir na tela com o mouse, manipulando o filme sem seguir um roteiro.

Espaço Aberto: Lucas Bambozzi

Lucas Bambozzi apresentou o projeto 4 Walls na Internet Livre para o Espaço Aberto – que estimula a produção de arte eletrônica, exibindo obras em processo. Em 4 Walls, o artista propõe uma discussão sobre a privacidade na era da internet, um vasto espaço público inédito.

Palestra de Gianni Toti

O videoartista e poeta italiano Gianni Toti conversou com o público no auditório da Livraria Cultura do Shopping Villa-Lobos.

workshop

Workshop com Steve Tanza

O webmaster inglês Steve Tanza organizou um workshop na Internet Livre durante os quatro primeiros dias do festival, que resultou em um projeto para a internet sobre São Paulo.

documentação

Making Of 13º Videobrasil

O videodocumentário Making Of do 13º Festival Internacional Videobrasil, dirigido por André Finotti, traçou um painel dos eventos e das ideias que circularam no Festival.

Videojornal

O Videojornal foi uma das programações do Wallpaper, que informava a programação diária do festival, veiculando imagens em um formato dinâmico.

Wallpaper

As projeções nas paredes do espaço expositivo do festival mantinham uma articulação entre ambientação e informação. As projeções incluíam imagens do Videojornal, informações sobre a programação, e imagens captadas ao vivo.