Inscrições encerradas. Não é possível inscrever novos trabalhos, nem alterar os dados cadastrados.

Entry submission period ended. You cannot submit new entries, or edit existing entries.

ASSOCIAÇÃO CULTURAL VIDEOBRASIL

Fundada por Solange Farkas em 1991, a Associação Cultural Videobrasil é fruto do desejo de acolher institucionalmente o acervo crescente de obras e publicações reunido a partir do primeiro Festival Videobrasil, em 1983. Desde então, a Associação trabalha sistematicamente para ativar sua coleção, que reúne obras do Sul Global, clássicos da videoarte, produções próprias, além de um vasto acervo de publicações sobre arte.

Além da Bienal Sesc_Videobrasil, a Associação também realiza uma série de ações de pesquisa, difusão e mapeamento em torno de sua coleção: exposições nacionais e internacionais, mostras itinerantes, publicações sobre arte e cultura contemporânea, programas de TV, os documentários da Videobrasil Coleção de Autores, seminários, oficinas e encontros com artistas e pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, e programas de residência artística, em conexão com uma ampla rede de colaboração internacional.

SESC – SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma instituição privada, sem fins lucrativos, criada em 1946 pelos empresários do comércio e de serviços em todo o Brasil. No Estado de São Paulo, o Sesc conta com mais de 40 centros que congregam suas áreas de atuação nos campos da cultura, educação, esportes, lazer e saúde. O Sesc São Paulo recebe anualmente cerca de 20 milhões de visitas.

Além de exposições artísticas e temáticas, apresentações de artes cênicas, música, cinema, literatura, atividades de esporte para todos, educação socioambiental, entre outras, as ações visam a desenvolver parcerias internacionais de interesse bilateral para a melhoria da programação oferecida ao público. As ações do Sesc São Paulo se norteiam por seu caráter educativo e pela busca do bem-estar social com base em uma compreensão ampla do termo cultura. Nesse sentido, a acessibilidade plena aos espaços e conteúdos oferecidos pela instituição tem em vista a democratização dos bens culturais como forma de autonomia do indivíduo.

No campo das artes visuais, a instituição cumpre o papel de difusora e incentivadora da produção artística contemporânea e da investigação sobre a produção dos demais períodos históricos, bem como das intersecções com outras linguagens artísticas, tendo como diretriz a realização de exposições para os mais diversos públicos. São realizados, ainda, projetos com instalações, intervenções e performances, bem como atividades de ação educativa e mediação em formatos variados, tendo como foco o atendimento qualificado tanto a grupos agendados quanto ao público espontâneo, buscando, sobretudo, o alcance de uma formação sensível e o estímulo à autonomia e à liberdade de escolha.

Há 30 anos o Sesc São Paulo é o principal parceiro do Videobrasil na realização da Bienal Sesc_Videobrasil na cidade de São Paulo, tendo também realizado conjuntamente exposições monográficas de artistas internacionais, itinerâncias da Bienal pelo interior do estado de São Paulo e por outras cidades do Brasil e do exterior, além da edição de publicações sobre arte e cultura contemporâneas.

Mais informações pelo site.

ORGANIZADORES