Uma leitura da América Latina para o trabalho político e cultural de Marcel Odenbach

A+ a-
postado em 13/07/2015
Solange Farkas participou de conversa promovida paralelamente à retrospectiva do artista alemão em Lima, Peru

Solange Farkas, curadora e diretora da Associação Cultural Videobrasil, conversou sobre o trabalho do artista Marcel Odenbach e sua relação com o contexto da produção latino-americana no dia 21 de julho, às 19h, no auditório do Goethe-Institut em Lima, Peru. O evento, organizado pela ATA (Alta Tecnología Andina), integrou a programação de Movimientos quietos, exposição monográfica que reúne obras em vídeo e papel realizadas por Marcel Odenbach ao longo dos últimos 30 anos.

Solange Farkas trabalhou com o artista alemão em ocasiões anteriores, tendo sido curadora da exposição de Marcel Odenbach e Robert Cahen, La Mirada Discreta, exibida em Buenos Aires, em 2006. Como curadora geral do 16º Festival Internacional de Arte Eletrônica Sesc_Videobrasil (2007), Farkas realizou a maior retrospectiva do artista na América Latina até então, com 15 obras em vídeo e instalações, entre elas a inédita Disturbed Places – Five Variations on India, que teve apoio do Festival.

Para a diretora do Videobrasil, a obra de Marcel Odenbach é uma referência fundamental. "A trama complexa de imagens, tempos e perspectivas que ele tece para trazer à luz questões carregadas de subjetividade, no contexto da memória pessoal e cultural, é algo muito particular. Ao mesmo tempo, à medida que seu corpo de obra vai se desenvolvendo, ele nos dá pistas importantes sobre o processo que transformou o vídeo, um meio experimental por excelência, em uma ferramenta onipresente na expressão visual e artística contemporânea", comenta Solange.

A exposição em Lima, Movimientos quietos, é produzida pelo MALI – Museo de Arte de Lima e pelo Instituto para Relações Internacionais da Alemanha, em colaboração com o Goethe-Institut Lima e a ATA. Com curadoria de Matthías Mühling, a exposição ilustra a sutileza e a variedade formal com que Odenbach trata a imagem em movimento, oferecendo ao público um olhar particular sobre o lugar do ser humano nas sociedades globalizadas.


Solange Farkas: Una lectura desde América Latina a la obra político-cultural de Marcel Odenbach
21 de julho (quarta-feira), 19h
Auditório do Goethe-Institut | Jirón Nazca 722, Lima, Peru
www.goethe.de/lima | www.mali.pe | www.ata.org.pe

Tags
Acontece