A Associação Cultural Videobrasil e o Sesc São Paulo anunciam a lista de artistas selecionados por meio do edital de obras do 19º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil: Panoramas do Sul, que acontece de outubro a dezembro de 2015. Ao todo, 53 artistas e grupos, de 22 países, foram selecionados pela Comissão formada pelos curadores Bernardo de Souza (Rio Grande do Sul, Brasil/vive e trabalha no Rio de Janeiro), Bitu Cassundé (Ceará, Brasil/vive e trabalha em Fortaleza), João Laia (Lisboa, Portugal/vive e trabalha em Londres) e Júlia Rebouças (Sergipe, Brasil/vive e trabalha em Belo Horizonte), que trabalham sob a curadoria geral de Solange Farkas, diretora do Videobrasil. Em breve serão anunciados os artistas selecionados com projetos para produção de obras de arte que serão comissionadas e apresentadas no 19º Festival.

Este ano, o Festival radicaliza sua proposta e transforma Panoramas do Sul no corpo central de toda a sua programação, e não mais apenas de sua mostra competitiva. O Sul e suas múltiplas questões – que dizem respeito a diásporas, identidades híbridas, trânsito migratório e viagens, narrativas pessoais, memórias, isolamento, tecido social e insularidade – foram inspirações e parâmetros da Comissão Curadora para a seleção de obras e projetos, passando a direcionar também os eixos curatoriais de todas as exposições, programas públicos e publicações do Festival.

Apesar das significativas mudanças geopolíticas que redimensionam constantemente as noções de Norte e Sul, ainda é possível identificar a necessidade de atuar em prol de um campo artístico e cultural de regiões que precisam inventar novas formas de circulação e visibilidade. O crescimento da disseminação do nome do Festival no circuito artístico mundial e seu reconhecimento como uma das principais plataformas de difusão e fomento da produção artística do Sul global ficam evidentes pelo aumento no número de inscrições e pela ampliação do seu alcance. O 19º Festival recebeu 3.166 inscrições (62% a mais do que na edição anterior, que teve 1.956 inscritos) de artistas de 118 países (aumento de 46% em relação ao 18º Festival, com 81 países inscritos).

O 19º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil exibirá as obras selecionadas na área de convivência do Sesc Pompeia (São Paulo), projetado pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi (1914-1992), levando em consideração a transparência e a permeabilidade do espaço, características essenciais à arquitetura de Lina e ao Pompeia.

Além da exposição de obras selecionadas, a 19º edição do Festival contará com exposições de projetos selecionados, de artistas convidados e do Acervo Videobrasil, que acontecerão em diferentes espaços da cidade. A exemplo dos anos anteriores, o Festival terá ainda uma ampla programação, com lançamentos de livros, ações educativas e encontros com curadores, pesquisadores e artistas.

Leia o statement da Comissão Curadora sobre a seleção do 19º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil: Panoramas do Sul.


19º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil: Panoramas do Sul
EDITAL DE OBRAS | ARTISTAS SELECIONADOS

1.    Ali Cherri  (Líbano/França)
2.    Aline X e Gustavo Jardim (Brasil)
3.    Ana Vaz (Brasil/França)
4.    Andres Bedoya (Bolívia)
5.    Armando Queiroz (Brasil)
6.    Beto Shwafaty (Brasil)
7.    Bianca Baldi (África do Sul/Alemanha)
8.    Carlos Mélo (Brasil)
9.    Chameckilerner (Brasil)
10.    Chulayarnnon Siriphol (Tailândia)
11.    Clara Ianni (Brasil)
12.    Daniel Frota (Brasil/Países Baixos)
13.    Daniel Jacoby (Peru/Países Baixos)
14.    Daniel Monroy Cuevas (México)
15.    Débora Bolsoni (Brasil)
16.    Distruktur (Brasil/Alemanha)
17.    Dor Guez (Israel)
18.    Enrique Ramírez (Chile/França)
19.    Fancy Violence (Brasil)
20.    Felipe Bittencourt (Brasil)
21.    Haroon Gunn-Salie (África do Sul)
22.    Hui Tao (China)
23.    Iosu Aramburu (Peru)
24.    João Castilho (Brasil)
25.    Karolina Bregula (Polônia)
26.    Köken Ergun (Turquia)
27.    Kush Badhwar (Índia/ Austrália)
28.    Leticia Ramos (Brasil)
29.    Louise Botkay (Brasil)
30.    Luciana Magno (Brasil)
31.    Maria Kramar (Rússia)
32.    Marinos Koutsomichalis, Maria Varela, Afroditi Psarra (Grécia)
33.    Maya Watanabe (Peru/Países Baixos)
34.    Michael MacGarry (África do Sul)
35.    Mihai Grecu (Romênia/França)
36.    Monica Rodriguez (Porto Rico/EUA)
37.    Pablo Lobato (Brasil)
38.    Paulo Nazareth (Brasil)
39.    Paulo Nimer Pjota (Brasil)
40.    Pilar Mata Dupont (Austrália)
41.    Rafael RG (Brasil)
42.    Roberto Santaguida (Canadá/Sérvia)
43.    Rodrigo Cass (Brasil) 
44.    Roy Dib (Líbano)
45.    Runo Lagomarsino (Suécia/Brasil)
46.    Slinko (Ucrânia/EUA)
47.    Solon Ribeiro (Brasil) 
48.    Tatiana Fuentes Sadowski (Peru/França)
49.    Taus Makhacheva (Rússia)
50.    Tiécoura N'Daou (Mali)
51.    Vera Chaves Barcellos (Brasil)
52.    Viktorija Rybakova (Lituânia/México)
53.    Waléria Américo (Brasil)