Panoramas do Sul 2013: selecionados são anunciados em fevereiro

A+ a-
postado em 06/12/2012
Número recorde de inscrições revela diversidade e potência do circuito Sul

Encerrada no último 15 de outubro, a convocatória para a mostra Panoramas do Sul, núcleo do 18º Festival Internacional de Arte Contemporânea SESC_Videobrasil, teve um número recorde de obras inscritas: mais de 2.000, vindas de 99 países, ampliando a abrangência e diversidade geopolítica em relação às edições anteriores.

Para Solange Farkas, curadora-geral do Festival, “a profusão e a qualidade dos trabalhos que a comissão está examinando são prova do vigor deste circuito Sul”. Diferente de anos anteriores, a comissão curatorial, que inclui Eduardo de Jesus, Fernando Oliva e Julia Rebouças, irá atuar na construção das questões conceituais que nortearão a exposição. Esses eixos serão concebidos a partir da reflexão provocada pelos trabalhos selecionados.

O processo de inscrição este ano foi feito inteiramente online, o que agilizou e democratizou a participação de artistas de todo o eixo Sul geopolítico. Os artistas selecionados pela convocatória serão conhecidos em 5 de fevereiro de 2013.

Panoramas do Sul é uma mostra competitiva que ocorre no bienal Festival Internacional de Arte Contemporânea SESC_Videobrasil; trata-se de uma amostra representativa da produção atual do circuito que envolve América Latina, Caribe, África, Oceania, Oriente Médio, Europa do Leste, e Sul e Sudeste asiático. A edição de 2013, que é a 18ª, marca os 30 anos do projeto e deve acontecer entre outubro e dezembro de 2013.