Vitor Cesar: caminhar na cidade em desordem

A+ a-
postado em 26/06/2015
A partir do dia 1º de julho, a cidade de Varsóvia recebe intervenções urbanas de Vitor Cesar, artista brasileiro em residência no A-I-R Laboratory pelo projeto Videobrasil em Contexto

As intervenções urbanas do artista Vitor Cesar (Ceará/Brasil), em residência no A-I-R Laboratory pela segunda edição do Videobrasil em Contexto, ocupam a cidade de Varsóvia a partir do dia 1º de julho. Grandes painéis (120 x 180 cm) foram criados pelo artista a partir de discursos que relatam experiências na cidade e dos termos, palavras e ideias que deles emergem, em relação com a paisagem urbana e suas intensas transformações.

Seus trabalhos serão exibidos em espaços destinados a anúncios publicitários, em dez pontos da cidade, a partir de uma parceria entre o Centre for Contemporary Art Ujazdowski Castle, instituição à qual o A-I-R Laboratory está vinculado, e a empresa de comunicação Clear Channel. Marcando o começo da intervenção, Vitor Cesar e Ika Sienkiewicz-Nowacka, curadora chefe do A-I-R, recebem o público em um espaço próximo a uma de suas intervenções, às 18h.

Vitor Cesar, que em sua obra explora as aproximações entre a cidade e a linguagem, desenvolve durante a residência um projeto que compreende a cidade de Varsóvia como arquivo. Em colaboração com um tradutor, Michał Lipszyc, o artista propõe um jogo de palavras em polonês, desapropriando o sujeito da fala e a devolvendo aos cidadãos, convocando a responsabilidade de seus habitantes para com a cidade. Os painéis  que vão ocupar Varsóvia levam em conta a multiplicidade de acordos e desacordos, contradições e ambiguidades na construção de diferentes percepções sobre o espaço urbano.

Para além de alguns conceitos bastante presentes em sua obra, como a ocupação da cidade e a ruptura do discurso, o projeto Iść przez miasto w stanie zamętu (em tradução livre, “caminhar na cidade em desordem”) reitera o interesse de Vitor Cesar na anfibologia: ambiguidade de sentidos que ocorre quando, por falta de clareza ou pelo uso de palavras que possuem sentidos variados, uma frase assume significados dúbios. Esta questão é explorada também em Anfibologia, Reciprocidad (2013), obra do artista apresentada no Museo Experimental El Eco, na Cidade do México. A frase “os efeitos da obra deste artista são de sua responsabilidade”, grafada na fachada do museu, não deixa claro se seriam estes efeitos de responsabilidade do artista ou de quem lê a frase.


Anfibologia, Reciprocidad (2013)

No blog In Residence o artista registra o processo de sua pesquisa durante a residência. Em seus posts, Vitor registra encontros que teve com o grupo de arquitetos Centrala, que discute o atual estado da cidade e seus desdobramentos, e sua pesquisa sobre a trajetória do arquiteto Oskar Hansen, para quem as pessoas são, como neste projeto, “cocriadoras do espaço”.

O Videobrasil em Contexto é parte do Programa de Residências Videobrasil, criado em 2012, com o objetivo de promover intercâmbios artísticos internacionais em aproximação com o Acervo Videobrasil, prevendo a criação de obras comissionadas que passam a fazer parte da coleção. Em sua segunda edição, conta com a parceria da A-I-R Laboratory, que recebe Vitor Cesar. Em 2016, o polonês Karol Radzizewski realizará sua imersão no Acervo Videobrasil. Como resultado final da experiência, cada artista apresentará um trabalho inédito em vídeo, videoinstalação, performance ou publicação.


Iść przez miasto w stanie zamętu
1º de julho (quarta-feira), às 18h
Marszałkowska 9/15, Varsóvia, Polônia