Memórias corrompidas

A+ a-
postado em 05/07/2016
No próximo sábado (9/JUL), às 15h, atividade de programas públicos da exposição Quanto pesa uma nuvem? reúne a artista Giselle Beiguelman e curadora Ana Pato

Como é rever uma história sem rastros? Quando as ruínas tornaram-se escombros? O turismo canibaliza a memória? São essas algumas das questões que Giselle Beiguelman se propõe a discutir, em diálogo com Ana Pato, a partir da exposição Quanto pesa uma nuvem?. Com o título Memórias corrompidas: entre ruínas, escombros e parques temáticos, o encontro entre a artista e a curadora da exposição acontece no próximo sábado, dia 09 de julho, às 15h, no Galpão VB,  com entrada gratuita e classificação livre.

Quanto pesa uma nuvem?, exposição realizada pela Associação Cultural Videobrasil, apresenta as obras inéditas Perguntas às pedras [Série 3] (carimbo), Perturbadoramente familiar (áudio e postais) e Quanto pesa uma nuvem? (vídeo e fotografia), propondo ao público uma incursão no território desconhecido e misterioso da herança familiar e da memória pessoal. De família judia de origem polonesa, Giselle Beiguelman viajou ao país de origem de seus antepassados, reconstruindo uma história sem rastros para criar imagens fortes, carregada de lirismo. Quanto pesa uma nuvem? é comissionada pelo Culture.pl, como parte do programa de promoção da cultura polonesa no Brasil em 2016. A mostra fica em cartaz até o dia 20 de agosto de 2016, no Galpão VB.

Giselle Beiguelman é artista e professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). Entre seus projetos recentes destacam-se Beleza Convulsiva Tropical (3ª Bienal da Bahia, 2014), Memória da Amnésia (Arquivo Histórico de São Paulo) e a curadoria da Arquinteface: a cidade expandida pelas redes (Galeria de Arte Digital Sesi-SP, 2015).

Ana Pato é curadora e pesquisadora. Doutoranda da FAU-USP, foi curadora-chefe da 3º Bienal da Bahia (2014) e diretora de projetos da Associação Cultural Videobrasil (2000-2012). É autora do livro Literatura Expandida: arquivo e citação na obra de Dominique Gonzalez-Foerster (2012).


SERVIÇO

O que: Memórias corrompidas: entre ruínas, escombros e parques temáticos, atividade de programa público da exposição “Quanto pesa uma nuvem?”, com Giselle Beiguelman e Ana Pato.

Quando: 09 de julho de 2016 (sábado), às 15h

Onde: Galpão VB | Associação Cultural Videobrasil (Av. Imperatriz Leopoldina, 1150, Vila Leopoldina - São Paulo)

Entrada gratuita

Classificação livre