Assistir aos trabalhos de Claudia Aravena Abughosh, premiada realizadora chilena, é entrar em contato com uma cartografia que se desenha com experiências no espaço e reflete, em imagens, textos e sons, a memória, o estrangeiro e a linguagem. Seu conjunto de linhas de força descreve as tensões do território fluido que se move em torno da idéia da identidade. Antes de fechar sentidos, os pontos de vista subjetivos construídos na experiência da autora se abrem para novas leituras e significações.

Com temas e estratégias de realização distintos, seus vídeos e instalações atuam em torno de uma mesma tensão entre identidade, espaço, deslocamento e memória. Potentes construções simbólicas, revelam os modos de subjetivação típicos da vida contemporânea e fazem pensar em como esses elementos se relacionam no cenário contemporâneo.

Out of Place (2005), selecionado para o 15º Festival Internacional de Arte Eletrônica Videobrasil, é nosso ponto de partida neste FF>>Dossier. O vídeo trata de famílias palestinas que migraram para o Chile. Ao aproximar as trajetórias de deslocamento e a intimidade da memória familiar, a trama tensiona os limites do documentário: é, ao mesmo tempo, íntima, familiar e pública.

Isso fica claro em duas imagens. A primeira, recorrente, mostra uma peneira coberta de tecido sobre a qual deslizam azeitonas, fruto típico do Oriente. Na segunda, a artista surge, criança, em imagem familiar. Talvez esse seja o intervalo no qual o vídeo se desenvolve: entre a intimidade da família e o universo oriental, entre as memórias recentes e as antigas, potencializadas pelo deslocamento, que acaba por inventar novas memórias.

Saiba mais sobre este artista no acervo