Biografia comentada Carla Zaccagnini, 2009

Alexandre da Cunha nasceu no Rio de Janeiro em 1969 e mudou-se para São Paulo em 1991, onde cursou licenciatura em educação artística na Fundação Armando Alvares Penteado entre 1992 e 1996. Em seus anos de estudo na FAAP, teve aulas com Nelson Leirner, cuja obra se relaciona com a de Alexandre tanto pelo uso de materiais domésticos e pela referência à chamada baixa cultura, quanto pelo humor ácido que caracteriza ambas.

Em 1998 mudou-se para Londres, onde mora até hoje, para estudar no Royal College of Art e tornar-se mestre em belas-artes no Chelsea College of Art and Design, em 2000. Não somente o aprofundamento dos estudos na capital inglesa foi definitivo para a formação do olhar e da prática do artista, mas também a mudança do ponto de vista com relação à cultura e à tradição artística de seu país de origem, que a vivência no exterior possibilitou e ainda possibilita.

Segundo o artista, a economia formal presente em seus trabalhos é um traço assimilado em sua formação no Brasil, muito presente na arte latino-americana. Na Entrevista deste Dossier, ele afirma: “Quando fui estudar em Londres, e me distanciei um pouco desse repertório, fiquei mais consciente dessa influência e comecei também a assimilar outrasformas de aproximação da arte que não eram tão ligadas a essa busca da beleza, do exercício formal. Acho que foi muito produtivo para o meu processo combinar essas frentes e assimilar mais humor e ironia ao meu trabalho, por exemplo”.

Entre suas individuais recentes, podemos destacar Laissez-faire, Camden Arts Centre, Londres, 2009; sua mostra no Wattis Institute for Contemporary Arts, São Francisco, 2007; e a que pôde ser vista no Paço das Artes, São Paulo, em 2006; além das realizadas em 2008 nas galerias que representam sua obra (Sommer & Kohl, Berlim; Galeria Luisa Strina, São Paulo; e Vilma Gold, Londres). Entre as coletivas de que participou nos últimos anos, incluem-se: Los Impoliticos, Palazzo delle Arti Napoli, Nápoles, 2010; Revolution of the Ordinary, Morsbroich Museum, Leverkusen, 2009; An Unruly History of the Readymade, La collection Jumex, México, 2008; The View from Here – New Acquisitions, TateModern, Londres, 2006; The Structure of Survival, 50ª Bienal de Veneza, 2003; e Bienalde Liverpool, 2002.