Referências bibliográficas Eduardo de Jesus, 06/2005

A obra de Marcellvs L. tem sido exibida em festivais e mostras, e sempre chama a atenção pela radicalidade da proposta e pela intensidade com que associa os conceitos filosóficos e a imagem eletrônica. Provocados pelos vídeos, teóricos e estudiosos têm publicado textos abordando os videorizomas e outros trabalhos de Marcellvs, e aqui colocamos alguns links que podem ampliar a compreensão da obra.

Provocativo também é o website do artista, que se organiza seguindo as possibilidades do acaso e da falta de controle na busca pelas informações. O site não tem menu, e somente acionando uma simulação de jogo de dados é possível ver o conteúdo, que traz informações e imagens sobre as obras de Marcellvs L.
http://www.caosmos.org/

A “Contracampo - Revista de Cinema” publicou dois artigos abordando, sob diferentes óticas, o trabalho do artista. 

O artigo de Cezar Migliorin aborda os aspectos relativos à aproximação com o cinema através do plano-seqüência e coloca o “Man.Road.River” (2004) de Marcellvs em diálogo com o “Da janela do meu quarto” (2004), de Cao Guimarães. Uma interessante abordagem que revela as potências das imagens produzidas por estes dois realizadores.
http://www.contracampo.com.br/67/manroadriverjanela.htm

No segundo artigo, Ruy Gardner comenta a premiação do Curta Cinema do Rio de Janeiro e fala de “Man.Road.River”, “um dos filmes mais estimulantes do festival” de acordo com o crítico.
http://www.contracampo.com.br/67/curtacinema.htm