Janaina Wagner debuts at MASP

A+ a-
posted on 02/14/2025

Fruto de residência artística concedida na Bienal Videobrasil, trabalho de Janaina Wagner estreia no MASP

Até 30 de março, quem passeia pela Avenida Paulista tem a oportunidade de visitar a “Sala de Vídeo: Janaina Wagner”, no MASP. A mostra marca a estreia de “Quando o segundo sol chegar / um cometa nos teus olhos”, trabalho desenvolvido pela artista brasileira durante residência artística em parceria com a Associação Cultural Videobrasil. A videoinstalação em dois canais é exibida junto a dois outros trabalhos de Wagner, também filmados na BR-230: “Quebrante” (2024) e “Curupira e a máquina do destino” (2021), que exploram o impacto da Rodovia Transamazônica no meio ambiente e no cotidiano das populações locais.

“Quando o segundo sol chegar / um cometa nos teus olhos” foi criado a partir de investigações e experimentações em residência artística no Centro Cultural do Cariri, concedida à Wagner como prêmio pela sua participação na 22ª Bienal Sesc_Videobrasil

O novo trabalho fabula a aproximação de um segundo Sol e anuncia catástrofe causada pela crise climática. “Dentro da realidade atual onde a crise climática do Capitaloceno e a Solastalgia derivada do mesmo operam como iminentes anunciações de catástrofe, a chegada de um Segundo Sol toca a angústia de futuro tão presente nas conversas e imaginários dos viventes contemporâneos: o medo e o delírio”, explica a artista.

Durante a residência, Janaina Wagner compartilhou com a Videobrasil detalhes do processo de criação. Este material está disponível no blog In Residence.