A videoinstalação, cada vez mais reconhecida pelas instituições artísticas, utiliza-se da tecnologia da imagem eletrônica como base para elaborar uma arte contemporânea. As relações entre espectador e monitor mudam em uma videoinstalação, pois a imagem em duas dimensões sai do seu plano e se expande até o espaço exterior para levar o tempo e o movimento ao cenário. As 11 videoinstalações apresentadas, bastante diversas entre si, mostram as amplas possibilidades do que pode ser feito e são uma rara oportunidade de se conhecer o trabalho de artistas internacionalmente consagrados.

A videoinstalação Le Souffle du Temps, de Robert Cahen, foi composta por velas acesas, câmeras e imagens gravadas ao vivo transmitidas por diversos monitores, explorando o escuro como representação da espera, da surpresa e das emoções provenientes da espectativa.

Artistas

Obras

Ensaio Robert Cahen, 1994

Le Souffle du Temps

Um círculo de luz sobre o chão. No centro, um monitor disposto rente ao solo, com a tela voltada para o teto. Uma câmera encontra-se suspensa acima do monitor. Ela gira em torno de si e filma em plano fechado as velas que formam o círculo de luz.

A imagem é retransmitida ao vivo pela tela central. Atrás do círculo, quinze monitores pequenos estão fixos em hastes verticais. Os suportes devem ser invisíveis, com os monitores presos a alturas diferentes.

Cada tela apresenta a imagem de uma vela em primeiro plano.

A intervalos regulares, as velas em primeiro plano (uma por monitor) se apagam (por vezes, algumas, por vezes todas) e se reacendem. Escuta-se o som do sopro que dá a impressão de apagá-las.

As instalações estarão na obscuridade para valorizar os pontos luminosos dos monitores e o círculo de velas no chão.

A impressão geral deve ser aquela que se sente quando se abre uma porta e se entra em uma festa: um misto de espera, de surpresa e de emoções.

A poesia nasce da ruptura entre o mergulho na sombra e a luz das velas: o espectador encontra-se  na situação de um criança que vai soprar as velas de seu bolo de aniversário.

ASSOCIAÇÃO CULTURAL VIDEOBRASIL. "10º Videobrasil: Festival Internacional de Arte Eletrônica": de 20 a 25 de novembro de 1994, São Paulo-SP, 1994.