No segundo foco, 18º Festival: Vetores e Inflexões, convidados debatem questões que perpassam as exposições desta edição do Festival e temas norteadores das curadorias de Panoramas do Sul e 30 anos.

 

Design, conceito e espaço
9.11, 11h — Sesc Pompeia / Galpão

As exposições se configuram como um campo no qual as estratégias de espacialização das obras se entrelaçam aos suportes visuais propostos pelo design. Criadores das identidades visuais do Videobrasil falam de como o design dialoga com as narrativas propostas pelas exposições, contribuindo para a renovação de estratégias de exibição do vídeo em diálogo com outras linguagens artísticas.


Links relacionados:

- relato crítico
- cobertura do evento
- álbum de fotos


Sobre os participantes:

Bill Martinez (Monterrey, México, 1958) Designer. Tem trabalhos publicados no Art Director/NY e Eco Design/Fiesp, criou a identidade do 3º Videobrasil (1985).

Celso Longo (São Paulo, Brasil, 1977) e Daniel Trench (São Paulo, Brasil, 1978) Autores da identidade visual do 18º Festival. Juntos, criaram projetos de identidade e sinalização para instituições como a Biblioteca Mário de Andrade e o Museu de Arte Moderna da Bahia.

Angela Detanico (Caxias do Sul-RS, Brasil, 1974) e Rafael Lain (Caxias do Sul-RS, Brasil, 1973) Criam obras que transcodificam sistemas de representação do mundo. Seu trabalho foi visto no Jeu de Paume (França) e na Fundação Iberê Camargo (Brasil). Assinam as identidades visuais do Videobrasil entre 2001 e 2011.

Kiko Farkas (São Paulo, Brasil, 1957) Designer. Criou identidades visuais e peças gráficas para instituições, empresas e edições variadas do Videobrasil. Seu trabalho teve retrospectiva no Centro Maria Antonia, São Paulo (2010).

Tatiana Ferraz (São Paulo, Brasil, 1974) Artista, arquiteta e pesquisadora. Mestre em História da Arte pela ECA-USP. Atua na área de pesquisa e organização de acervos e arquivos de arte desde 2000. Atualmente, coordena a pesquisa dos 30 anos do Videobrasil.

Mediação |