Uma imersão didática: Cadernos Sesc_Videobrasil

A+ a-
postado em 03/11/2015
A performance é o foco da primeira atividade de estudos e debates do Galpão VB. Encontro acontece no dia 10 de novembro (terça), às 19h, na Sala de Leitura

Na próxima terça-feira, dia 10 de novembro, às 19h, acontece a primeira atividade da Sala de Leitura do Galpão VB, que tem como tema Uma imersão didática: Cadernos Sesc_Videobrasil. Tendo como ponto de partida o texto Riscos do Tempo Presente de André Brasil, Christine Mello e Eduardo de Jesus, publicado no Caderno Sesc_Videobrasil 01 — Performance (2005), o encontro visa a estimular reflexões em torno de performances que integram o Acervo Videobrasil. O material de referência pode ser consultado presencialmente na Sala de Leitura do Galpão VB (ver horários abaixo).

Conduzidas pelo Núcleo de Arquivo e Pesquisa do Videobrasil, as ações acontecem quinzenalmente na Sala de Leitura, espaço de pesquisa onde os visitantes têm acesso à Videoteca; a uma biblioteca de artes visuais com mais de 3.000 títulos; e à PLATAFORMA:VB. Com o propósito de convidar o público a explorar o Acervo Videobrasil e os conteúdos gerados pela Associação, os materiais de referência são divulgados na semana que antecede a atividade presencial.

No ensaio, que integrou o primeiro número da revista anual Cadernos Sesc_Videobrasil, os autores afirmam que: “A experiência contemporânea deriva de um desejo contraditório: convocados a nos tornar empreendedores de nós mesmos, incitados a participar das redes de informação, entretenimento e consumo, precisamos continuamente nos arriscar, mas – não, obrigado – não queremos arcar com os riscos. O que imediatamente deriva desta contradição é uma espécie de assepsia da experiência: não sem que, antes, ela seja traduzida em informação, essa nova forma de comunicação que tudo esclarece, tudo explica.”

A partir desse diagnóstico, serão estabelecidas conexões entre os registros das performances O Gabinete de Chico (1998) e Reboot (2013),  ambas do grupo Chelpa Ferro, presentes no Acervo Videobrasil e disponíveis na Videoteca e no Canal VB; e, no âmbito do 19º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil | Panoramas do Sul, a série VOSTOK (2014), de Leticia Ramos.  Após a atividade, o público é convidado a assistir ao Programa de Filmes do Festival, que exibe VOSTOK em sua última sessão, com início às 19h30.

A atividade faz parte de um grupo de encontros temáticos chamado Uma imersão didática às publicações correntes da Instituição: Cadernos Sesc_Videobrasil, que propõe explorar as discussões presentes na revista anual Caderno Sesc_Videobrasil, produzida pela parceria entre Videobrasil e Edições Sesc São Paulo, em relação aos demais materiais da Associação. Os encontros acontecem sempre às terças-feiras, quando o Galpão VB tem seu horário de funcionamento estendido até as 21h.


Material de Referência:
Registro das performances O Gabinete de Chico (1998) e Reboot (2013)
Caderno Sesc Videobrasil 01 — Performance [mais informações e compra] [PDF]

Sala de Leitura do Galpão VB: 
Visitação: segundas, quartas, quintas e sextas-feiras das 13h às 19h; terças-feiras das 13h às 21h.
Atendimento da Sala de Leitura: segundas a sextas-feiras, das 13h às 18h – agendamento pelo e-mail arquivo@videobrasil.org.br


Uma imersão didática: Cadernos Sesc_Videobrasil
Encontro 1: Caderno Sesc_Videobrasil 01 — Performance

10 de novembro (terça-feira) às 19h
Sala de Leitura | Galpão VB | Av. Imperatriz Leopoldina 1150, São Paulo, Brasil