A forma peculiar de relacionar questões políticas e memória pessoal atravessa a produção do artista libanês Ali Cherri, apresentado à comunidade brasileira pelo 15º Videobrasil (2005). Em Un Cercle autour du Soleil, seu vídeo de estréia, ele relata passagens fundadoras que viveu no claustro doméstico ao qual a guerra civil libanesa tão freqüentemente obrigava. O trabalho deixa entrever uma obra marcada pela necessidade de comunicar elementos da experiência da guerra e pelo recurso freqüente à fonte situada no limite entre ficção e memória. Com ele, Cherri conquistou o Prêmio FAAP de Artes Digitais, que prevê uma residência acadêmica na Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Alvares Penteado, em São Paulo, e a realização de um trabalho audiovisual. 

Um panorama mais aprofundado da obra por vezes perturbadora de Ali Cherri compõe este 15º FF>>Dossier, o primeiro de uma série de seis que se dedicarão a perfilar os artistas premiados pelo 15º Videobrasil. Os excertos reunidos em Obras cobrem a maior parte da produção - tão sucinta quanto potente - de performances, vídeo, instalações, cenários e fotomontagens desenvolvidos por Cherri a partir da graduação em Design Gráfico, em Beirute, e ao longo do mestrado em Artes do Espetáculo em Amsterdã, na Holanda. 

No ensaio Queda infinita, o artista libanês Akram Zaatari relaciona pontos de identificação entre sua experiência e a de Ali e reflete sobre os efeitos psicológicos do conflito. A experiência da guerra e a recorrência da morte em sua obra são temas abordados por Cherri na Entrevista: “Gosto de inspecionar essa linha nebulosa entre estar vivo e estar morto, entre Beirute, a metrópole, e Beirute, a necrópole. Não sei se alguém sai vivo da guerra”, diz o artista. 

Ao tratar de um jovem expoente da arte libanesa do pós-guerra, a Associação Cultural Videobrasil soma novos elementos aos panoramas dessa instigante produção traçados antes pela mostra Narrativas Possíveis, exibida no 14º Videobrasil, e Um Olhar Sobre os Olhares de Akram Zaatari, da série Videobrasil Coleção de Autores.

Saiba mais sobre este artista no acervo