Referências bibliográficas 2006

Galeria Nara Roesler
O site da galeria paulistana que representa o artista tem imagens de obras fotográficas e em vídeo, além de biografia e sinopses em que o próprio Guimarães descreve alguns trabalhos. 

Videobrasil On-line
As múltiplas passagens de Cao Guimarães pelo Festival Internacional de Arte Eletrônica Videobrasil e as obras do artista incluídas em curadorias e programas especiais da Associação Cultural Videobrasil estão nos registros do banco de dados on-line. 

Arte Cidade III
Uma amostra do trabalho fotográfico realizado pelo artista na terceira edição da mostra paulistana Arte Cidade, e que consistia em grandes projeções de imagens opacas e texturizadas em paredes externas do Moinho Central.

A alma do osso
Em entrevista à revista Época, o artista fala da relação amorosa que estabelece com os personagens de seus filmes e da ética particular que rege esse encontro “misterioso”.

Rua de mão dupla: documentário e arte contemporânea (PDF)
A documentarista e professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRJ Consuelo Lins analisa a obra do título, documentário-instalação produzido por Cao Guimarães para a 25ª Bienal de São Paulo (2002). 

O malabarista e a gambiarra
Em texto publicado pela revista eletrônica Trópico em 2003, Lisette Lagnado, curadora da 27ª Bienal de São Paulo, relaciona a produção de Rivane Neuenschwander e Cao Guimarães, entre outros artistas, à imagem recorrente da gambiarra, símbolo dos “processos de influência mútua entre a arte erudita e a arte popular”.

Imagem em movimento 
Em entrevista publicada pela Singapore Film Society na época do Brazilian Film Festival 2005, que exibiu A alma do osso, Cao Guimarães descreve seu próprio conceito de gambiarra, que serve de norte a parte de sua produção e designa uma série de fotografias. 

Cinema de cozinha 
Reportagem do site mineiro Plural passeia pelo “centro criativo” de onde nasce a obra de Cao Guimarães: a cozinha de seu apartamento em Belo Horizonte.