Mostra Competitiva do Hemisfério Sul tem a intenção de realizar um painel da produção de vídeo experimental nos últimos dois anos. Foram selecionados os trabalhos que mais se aproximaram do tema Poesia, sugerido para esta edição - de videopoemas em estado puro a obras que de alguma maneira trazem em si o poético; valorizaram-se os aspectos estéticos e formais, o domínio e a exploração das especificidades do vídeo como meio, enfim, a qualidade das imagens apresentadas.

A Mostra recebeu a inscrição de 239 vídeos e os 37 selecionados- obras da Argentina, da Austrália, do Brasil, do Chile e do Uruguai- estão sendo submetidas ao júri internacional. Outros países da América do Sul e também da África e da Oceania se inscreveram, além dos vídeos enviados do Hemisfério Norte que não puderam participar. A grande maioria das obras escolhidas são de videoarte, os documentários e as animações/ computer arts são bem representadas e algumas ficções completam a relação dos vídeos concorrentes.

Artistas selecionados

Obras selecionadas

Prêmios e menções

Membros do Júri

Projeto de troféu

O Troféu Videobrasil, após nove mostras competitivas, assumiu definitivamente a sua forma. A marca do festival, criada por Kiko Farkas em 1990, traduz o conceito de interação entre o hemisfério sul (vídeos em competição) e norte (artistas convidados), e o troféu da escultora Kimi Nii é a tridimensionalização dessa marca em uma obra de cerâmica. Kimi nasceu em Hiroshima mas reside há muitos anos em São Paulo, onde é uma artista bastante conhecida - já realizou nove exposições individuais - e respeitada pelo seu trabalho como ceramista.