Open calls mundo afora

A+ a-
postado em 21/01/2013
Oportunidades para artistas do circuito geopolítico Sul

Com inscrições prorrogadas até 31/1, o edital do Programa de Exposições 2013 seleciona projetos de artistas para mostras no Piso Caio Graco do CCSP. Desde sua criação, em 1990, o Programa fomenta o debate sobre a arte contemporânea ao propor em visão panorâmica o mapeamento anual da produção recente, apresentando trabalhos de artistas residentes no país em início de trajetória profissional ao lado de obras de artistas convidados pela Curadoria de Artes Visuais do CCSP. Veja o edital na íntegra e saiba como se inscrever no site do Centro Cultural São Paulo.
 

Tendo por objetivo iluminar criticamente o modo como a economia da arte contemporânea influencia o manejo político e interação das expressões artísticas nas sociedades africanas, o próximo número do Seismopolite Journal of Art and Politics está selecionando papers até 20.2. Saiba mais no website da publicação - os textos completos dos autores selecionados deverão ser entregues em 8.3.

Até 01.03 o Festival Animafest Zagreb recebe inscrições filmes de animação com duração de 60 minutos ou mais. O Festival acontecerá entre os dias 04 e 09 de junho. Podem se inscrever artistas do mundo todo, que participarão da competição que inclui Grande Prêmio (melhor longa-metragem), Prêmio Especial escolhido pelo júri e Prêmio do Público. Acesse o link para saber mais sobre as regras de aplicação.

A Pro Helvetia recebe até 01.03 inscrições para o programa de residência de três meses em um país árabe, Índia, China, África do Sul ou Suíça. O objetivo da residência é estimular a produção a partir do contato com diferentes contextos culturais, criar redes de colaboração e fomentar novos projetos e cooperações. Saiba mais no site Pro Helvetia.

A seleção dos artistas que participarão da 13º Bienal de Istambul será realizada por Fulya  Erdemci, curadora da bienal, que continua conduzindo a sua pesquisa na Turquia e no exterior. As propostas devem ser enviadas até 01.03, e podem ser feitas somente digitalmente por e-mail, em materiais que não excedam o tamanho de 8MB. Saiba mais no site da Bienal.

A European Cultural Foundation concede bolsas de colaboração a organizações culturais que atuam em diferentes países da Europa, assim como Argélia, Egito, Israel, Jordânia, Líbano, Líbia, Marrocos, Estados Palestinos, Síria e Tunísia. A partir de 01.02 a ECF abre chamadas para o programa desse ano, com prazo final das inscrições em 25.03. Para se inteirar sobre o programa, clique na página da ECF.

Swatch Art Peace Hotel Artist Residency recebe propostas para seu programa de residência artística em Shangai, na China, num período de seis meses e sem data limite para as inscrições. Artistas de qualquer nacionalidade podem se inscrever com projetos nas mais diversas linguagens artísticas, como dança, música, fotografia, pintura, etc. Para saber mais a respeito, acesse o site.