• 
	Buscando material histórico

    Buscando material histórico

Uma história que você escreve conosco

A+ a-
postado em 12/04/2013
Participe do resgate de três décadas de estímulo à experimentação e difusão de novos circuitos

Este ano o Festival Internacional de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil completa 30 anos. Ao longo desse período, o Videobrasil se consolidou como uma plataforma de visibilidade, difusão e reflexão sobre a produção artística do eixo geopolítico Sul, presenciando todas as principais mudanças no circuito da imagem em movimento e sua incorporação, pouco a pouco, pelo universo da arte.

Dos pioneiros da videoarte enfrentando as questōes políticas de inserção da produção independente na televisão brasileira, ainda sob o estigma do fim da ditadura militar, aos radicais experimentalismos da imagem, o Festival, com seu dinamismo, acompanhou movimentos e se posicionou diante dos enfrentamentos que suscitam os cruzamentos entre arte e sociedade.

Este ano completam-se 18 edições do Festival, e junto à já tradicional mostra Panoramas do Sul teremos uma extensa programação dedicada a esses 30 anos de história. Para tanto, estamos envolvidos numa pesquisa aprofundada sobre a memória do Festival, com suas obras, artistas, curadores e mostras. Além de integrar a exposição no Sesc Pompeia, a partir de novembro, essa pesquisa será reverberada em nosso website, no acervo online e também em novas seções que serão publicadas ao longo de 2013.

Para conseguirmos resgatar essa história e revela-la com acuidade e riqueza, estamos em busca de material histórico, especialmente das primeiras edições, para completarmos lacunas em nossa cronologia. Se você tem algum material relacionado a essa memória Videobrasil, entre em contato conosco pelo e-mail 30anos@videobrasil.org.br. Contamos com você, que ajudou a construir essa trajetória, para resgatar essa memória e, assim, participar desta edição muito especial do Festival.