Open calls internacionais

A+ a-
postado em 02/08/2013
Oportunidades para artistas, curadores e pesquisadores

O Projeto Residências Artísticas 2013 da Fundação Joaquim Nabuco é destinado a artistas visuais brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil, desde que não tenham realizado exposição individual em quaisquer das galerias da Fundaj ou do CCBNB nos dois anos anteriores ao prazo de inscrição. Os artistas que tiverem suas propostas selecionadas (enviadas até 9.8) receberão um prêmio no valor de R$15.000,00 (quinze mil reais) cada um. Saiba como inscrever-se no site da fundação.

O Festival on Wheels é um festival itinerante organizado pela Associação de Cinema de Ankara com o auxílio do Ministério da Cultura da Turquia. Serão aceitos até 15.8 filmes de longa e curta metragens, nos gêneros de ficção, documentário, animação e experimental, que viajarão por inúmeras cidades turcas no período de um mês. Mais informações no site do festival.

De 10 a 12 de outubro de 2013, o Simultan Festival exibirá, em Timisoara, România, trabalhos que utilizem criativamente a tecnologia ou que sejam baseados em uma história peculiar, sob o título Popular Unknown (Desconhecido Popular). Serão selecionados até dois trabalhos por artista, nas categorias de vídeo, vídeo experimental, ficção, documentário, documentário experimental, motion graphics, animação experimental e arte digital / generativa. Inscrições até 15.8 no site do festival.

Integrando a 11ª edição da Bienal de Artes Mediales, em Santiago, Chile, está aberto até 30.8 o Concurso Internacional a la Creación y Autoría en Artes Mediales Juan Downey, destinado a artistas cujas práticas se direcionem à linguagem audiovisual e às novas mídias. Saiba mais sobre a convocatória no site da Bienal.

Artistas interessados na pesquisa acerca do tema da vergonha (em sua relação com o corpo, identidade, sociedade, etc.) podem se inscrever até 30.9 para um programa conjunto de residências, a ser realizado em um dos três centros parceiros: Miroslav Kraljevic Gallery (Zagreb), Center for Contemporary Arts (Celje) e Association for Culture and Art CRVENA (Sarajevo). Clique aqui para conhecer mais sobre o projeto.