Contra-TV: encontros debatem anos 80

A+ a-
postado em 30/09/2013
Atividade de Programas Públicos permeia temas do 18º Festival

Nos dias 16 e 17 de outubro, dois encontros com nomes históricos da videoarte brasileira iniciam as atividades em comemoração aos 30 anos do Videobrasil - mote do 18º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil (que inaugura em novembro). Dando prosseguimento às atividades dos Programas Públicos Videobrasil, os eventos que compõem a programação do primeiro foco dos Programas Públicos - Contra TV: Práticas experimentais
 do vídeo nos anos 1980 - discutirão a linguagem vídeo no contexto histórico dos anos 80 no país, abrangendo temas suscitados pela emergência das experimentações em vídeo naquele momento, quando a cena brasileira de videoarte ainda se configurava. A programação é gratuita e acontece às 20h, no Teatro do Sesc Pompeia, mediante retirada de senha distribuída 1h antes do começo dos encontros.

O primeiro encontro tem como tema "Tudo pode ser um programa de televisão" e reúne José Celso Martinez Corrêa, Tadeu Jungle, Walter Silveira e Pedro Vieira. Juntos, vão abordar experiências como as do Teatro Oficina e da produtora TVDO, assim como o legado de Glauber Rocha, Oswald de Andrade e Chacrinha, oferecendo o mote para analisar a contribuição do vídeo para a materialização de ideias e questionamentos.

Já no segundo encontro, "Invadir a programação", Fernando Meirelles, Marcelo Tas, Marcelo Machado e Goulart de Andrade desenvolvem a análise, principalmente à luz do espaço criado pelo Sesc_Videobrasil, primeiro festival regular dedicado ao vídeo.

Inaugurados em encontro realizado em maio de 2013, os Programas Públicos buscam provocar experiências e debates que iluminam e expandem temas e questionamentos que surgem da pesquisa curatorial do Videobrasil. Acompanhe nossa página de notícias e assine nossa newsletter para conhecer as últimas atualizações sobre o 18º Festival, Programas Públicos e muito mais.

 

 

Programa:

Foco 1 | Contra TV: Práticas experimentais
 do vídeo nos anos 1980

Com o declínio do regime militar, nos anos 1980, a TV atua fortemente no imaginário de uma geração que quer tomar o meio para revelar outras visões. O vídeo se torna uma espécie de “contratelevisão”. Este foco aborda a nova visualidade que vídeo e videoarte trazem a uma geração de autores sedentos por práticas experimentais e por recriar a linguagem da TV.

 

Tudo pode ser um programa de televisão
16.10, 20h — Sesc Pompeia / Teatro

Pioneiro no uso militante do vídeo, o criador do Oficina debate o caráter subversivo do meio com os diretores de Frau, vídeo que retrata seu embate com o Festival de Gramado.

Com: Zé Celso, Tadeu Jungle, Walter Silveira e Pedro Vieira
Mediação: Gabriel Priolli Netto

 

Invadir a programação
17.10, 20h — Sesc Pompeia / Teatro

Os criadores da produtora independente Olhar Eletrônico e o jornalista Goulart de Andrade discutem trabalhos importantes para a renovação da linguagem do vídeo nos anos 1980.

Com: Fernando Meirelles, Marcelo Tas, Marcelo Machado e Goulart de Andrade
Mediação: Gabriel Priolli Netto

 

Serviço:

Contra TV: Práticas experimentais
 do vídeo nos anos 1980
16 e 17.10, 20h — Sesc Pompeia / Teatro
Rua Clélia, 93, Pompeia | São Paulo, SP | Tel. 11 3871 7700 | email@pompeia.sescsp.org.br
Entrada gratuita (retirada de senha com 1h de antecedência na bilheteria da unidade)

 

Sobre os participantes:

Fernando Meirelles (São Paulo, Brasil, 1955). Diretor de cinema e TV, dirigiu os filmes Cidade de Deus (2002) e Ensaio sobre a Cegueira (2008).

Gabriel Prioli Netto (São Paulo, Brasil, 1953). Jornalista e diretor de televisão. Foi membro do conselho de comunicação social do congresso nacional. 

Goulart de Andrade (Rio de Janeiro, Brasil, 1933). Jornalista, criou o polêmico Comando da Madrugada, que estreou na Globo em 1978.

José Celso Martinez Corrêa (Araquara-SP, Brasil, 1937). Diretor e dramaturgo, fundou o Teatro Oficina e criou montagens históricas como O Rei da Vela (1967). 

Marcelo Machado (Araraquara-SP, Brasil, 1958). Cineasta, foi diretor de programação da TV gazeta e MTV. Dirigiu o documentário Tropicália (2012). 

Marcelo Tas (Ituverava-SP, Brasil, 1953). Jornalista e diretor de TV. Criador do personagem Ernesto Varela, é âncora do programa CQC (Bandeirantes).

Pedro Vieira (São Paulo, Brasil, 1953). Diretor e criador de projetos audiovisuais. Integrou a TVDO. Dirigiu o programa Fábrica do Som (cultura, 1983/1984). Tadeu Jungle (São Paulo, Brasil, 1956), artista e diretor de cinema e TV. Dirigiu o longa Amanhã Nunca Mais (2011).

Tadeu Jungle (São Paulo, Brasil, 1956) Artista e diretor de cinema e TV. Dirigiu o longa Amanhã nunca mais (2011).

Walter Silveira (São Paulo, Brasil, 1955). Artista e diretor de vídeo. Cocriador da TVDO, participou da 23ª Bienal de São Paulo (2003) e foi objeto da retrospectiva Blackberry – palavra e imagem (São Paulo, 2013).