Circuitos Expandidos

A+ a-
postado em 07/12/2013
Quarto episódio do Videobrasil na TV detalha a abertura do Festival a diferentes linguagens e suportes

Nesta segunda-feira, 9.12, às 23h, no SescTV, será exibido o quarto episódio da série Videobrasil na TV, dedicado ao tema “Circuitos Expandidos”, buscando explorar o processo de abertura do Festival a outras linguagens artísticas, consolidando sua presença no circuito da arte contemporânea.

Ao longo dos últimos trinta anos, o vídeo e a imagem em movimento assumem novos lugares, estabelecendo diálogos tanto com as artes visuais quanto com o cinema. Para Solange Farkas, curadora, fundadora e diretora do Videobrasil, a abertura do Festival acompanha a passagem do vídeo do cubo preto para o cubo branco: “o vídeo sai da sala escura e começa a se relacionar com o espaço arquitetônico e com outras linguagens”.

Neste episódio, Carlos Nader fala sobre o diferencial do Videobrasil, que soube fazer a transição da arte eletrônica para a arte contemporânea “não abrindo mão da radicalidade, mas sabendo se adaptar”. Os artistas Kiko Goifman, Letícia Ramos e Eder Santos, falam sobre os limites entre o vídeo e outras linguagens e suportes. Já Wagner Morales, Lenora de Barros, Lucas Bambozzi e Luiz Roque relembram performances encenadas ao longo dos Festivais, e refletem acerca da relação da performance com o vídeo.

Outras figuras que fizeram parte da história do Videobrasil, como as curadoras Chris Mello, Julia Rebouças e Giselle Beiguelman, traçam um paralelo entre a abertura do Festival e os novos lugares que o vídeo passou a ocupar na cena artística nacional. Segundo Chris Mello, “o Festival nunca esteve dentro de uma caixinha, sempre foi fora da caixinha”.  

Participam também do quarto episódio figuras importantes como Tatiana Blass, Gisela Motta, Leandro Lima, Sandra Kogut, Cao Guimarães, Gabriel Mascaro, Luiz Zerbini, Pablo Lobato, Kiko Goifman, Letícia Ramos, Eder Santos.


Videobrasil na TV

A série composta de sete episódios estreou em 18.11 e será exibida até 30.12 no canal SescTV, sempre às segundas, às 23h. Conheça a programação completa


Assista também aos programas Produção Independente: Televisão e abertura políticaOs primeiros anos do vídeo: Linguagem e tecnologia; e Internacionalização: as visões do Sul, todos já disponíveis no Canal VB


Confira abaixo os temas dos próximos episódios do Videobrasil na TV e as datas de exibição no SescTV:

“Panoramas do Sul: natureza e espaço, reconfigurações do olhar” (16/12)

“Panoramas do Sul: memória, identidade e política” (23/12)

“Panoramas do Sul: imaginários contemporâneos” (30/12)


Serviço:

Videobrasil na TV | 18º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil
Episódio “Circuítos Expandidos”
9.12 (segunda), 23h, no SescTV (Sky, canal 3; NET, canal 137; Oi TV, canal 29; ou consulte sua operadora)


EQUIPE VIDEOBRASIL NA TV

Direção e Produção: Marco Del Fiol e Jasmin Pinho
Consultoria: Eduardo de Jesus
Diretor de Fotografia: Pedro Ionescu Vargas
Direção de Arte: Ana Mara Abreu
Design Gráfico: Julio Dui
Som Direto: Guilherme Shinji Matsumoto
Roteiro: Angélica Reis
Edição: Laura Faerman e Marco Del Fiol
Trilha Sonora: O Grivo
Assistente de Direção: Gustavo Almeida
Assistente de Produção: Bruna Knabem
Assistente de Arte: Amanda Antunes

Tags
SESCTV