Videobrasil na TV disponível na íntegra no Canal VB

A+ a-
postado em 08/01/2014
Os dois últimos episódios da série foram baseados na mostra competitiva Panoramas do Sul e exploram temas como memória, identidade, política e imaginários contemporâneos

No dia 23.12, no SescTV, foi exibido o sexto episódio da série Videobrasil na TV, dedicado a explorar as obras da mostra competitiva Panoramas do Sul, do 18º Festival de Arte Contemporânea Sesc Videobrasil, que trata da relação entre memória, identidade e tensão entre local e global. O episódio dá destaque a três artistas vencedores de prêmios nesta edição: Virginia de Medeiros, Nurit Sharett e Basir Mahmood.

Na contemporaneidade a identidade é um trajeto, dinâmica processual que nunca se estabiliza, um vir a ser. As narrativas que conseguem se aproximar desses processos mostram a intensidade que os jogos de identidade podem assumir. Sobre essa questão falam os artistas Akram Zaatari, Virginia de Medeiros, Lorraine Heller-Nicholas, Maya Watanabe e Tao Hui.

Segundo o artista chinês Tao Hui, “a natureza sempre foi um ponto-chave para mim, porque passei toda a minha infância na zona rural chinesa e basicamente convivia com flores, plantas e animais. Quando eu me mudei para a cidade, acredito que as experiências daquela época junto à natureza influenciaram em minhas criações”.

Já Gabriela Golder, Irineu Rocha da Cruz, Ali Cherri e Enrique Ramírez, ressaltam a relação entre memória e política em seus trabalhos. A memória, no 18º Festival, surge como uma possibilidade de contrapor a história oficial, essa que faz uma gestão da memória tornando-a formatada para interesses políticos.

Memória e afetividade é outro tema explorado neste episódio pelos artistas Nurit Sharret, Dor Guez, Mauricio Arango e Basir Mahmood, que evocam em seus trabalhos conflitos e historias familiares.

No sétimo episódio da série, o foco é o imaginário contemporâneo, analisando de que modo a intensa midiatização do cotidiano incide na formalização da obra artística. Neste programa, que foi ao ar em 30.12, artistas do 18º Festival falam sobre estratégia, apropriação e ressignificação 
de elementos midiáticos, repensando nossos processos de subjetivação a partir do diálogo com a comunicação de massa e as redes sociais.

Segundo um dos curadores da mostra, Eduardo de Jesus, “a memória da gente não é pura mais, a gente não constrói a memória só com aquilo que a gente tem experiência direta. A gente constrói memória com aquelas coisas que chegam para a gente, que circulam no circuito midiático, as experiências estéticas. Tudo isso reverbera na memória. Bom, reverberar na memória é elemento essencial para a construção do imaginário”

Participam do sétimo episódio Federico Lamas, Michel Zózimo, Orit Ben-Shitrit, Ezra Wube, Roy Dib, Olivia Mcgilchrist, Rafael Carneiro, Tiago Romagnani Silveira, Zafer Topaloglu, Vijai Patchineelam, Tiecoura n’Daou.

A série composta de sete episódios estreou em 18.11 e foi exibida até 30.12 no canal SescTV, podendo agora ser assistida na íntegra no Canal VB, no site do Videobrasil. 

Assista também aos programas Produção Independente: Televisão e abertura políticaOs primeiros anos do vídeo: Linguagem, tecnologia; Internacionalização: as visões do Sul; Circuitos expandidos; e Panoramas do Sul: natureza e espaço, reconfigurações do olhar, todos já disponíveis no Canal VB.


Serviço:

Videobrasil na TV | 18º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil
Episódios “Panoramas do Sul: memória, identidade e política”; e “Panoramas do Sul: imaginários contemporâneos”.


EQUIPE VIDEOBRASIL NA TV

Direção e Produção: Marco Del Fiol e Jasmin Pinho
Consultoria: Eduardo de Jesus
Diretor de Fotografia: Pedro Ionescu Vargas
Direção de Arte: Ana Mara Abreu
Design Gráfico: Julio Dui
Som Direto: Guilherme Shinji Matsumoto
Roteiro: Angélica Reis
Edição: Laura Faerman e Marco Del Fiol
Trilha Sonora: O Grivo
Assistente de Direção: Gustavo Almeida
Assistente de Produção: Bruna Knabem
Assistente de Arte: Amanda Antunes

Tags
SESCTV